O prefeito Giovani Amestoy recebeu nesta segunda-feira (07) o vereador Mariano Teixeira (PP), junto com uma comissão de tradicionalistas, no gabinete, para discutirem a implantação da Lei Municipal 3860/2017, que trata do Controle do Mormo e Anemia Infecciosa Equina.

Giovani informou que se reunirá ainda nesta semana com veterinários do município, quando deve ser oferecido parcerias para que se dê início a coleta de sangue dos animais e envio delas para exames no Laboratório Clínica Hípica, em Porto Alegre, que está credenciado no Programa de Controle ao Mormo.

O prefeito informou ainda à Comissão Tradicionalista que, com a parceria com o Executivo, os valores dos exames, que custam em média R$140,00, devem cair para R$60,00:

“Além de disponibilizarmos veterinários para a coleta de sangue, que deverão ser feitas com datas determinadas em localidades pre-definidas, também disponibilizaremos o transporte das amostras coletadas até Porto Alegre, o que reduzirá em mais de 50% os gastos dos tradicionalistas”, informou Giovani. O prefeito, que também é médico veterinário, informou que ajudará nos mutirões coletando o sangue dos animais.

Os materiais que serão usados para a aplicação das injeções, como seringa, tubo de ensaio e agulhas serão de responsabilidade dos proprietários dos animais, conforme acordado com o vereador Mariano Teixeira, quando da apresentação da Lei de sua autoria, que foi aprovada em Junho pela Câmara Municipal.

Os tradicionalistas agradeceram a parceria com o Executivo e pediram agilidade no início da coleta de exames, que deve começar na próxima semana, haja vista a Calvagada da Busca da Chama Crioula e Semana Farroupilha, previstas para o próximo mês.

Data de publicação: 07/08/2017