Aconteceu nesta segunda-feira (07), na Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, reunião do Conselho Agropecuário, com a presença do prefeito Giovani Amestoy, do Secretário Adjunto, Marcelo Freitas e representantes da Emater, Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais e de produtores.

Na pauta do dia, estava o requerimento para a abertura de desassoreamento de micro-açude para a dessedentação animal. Os conselheiros estudam meios, junto a Secretaria, de atender a demanda existente e de proporcionar a pequenos produtores um melhor custo para a contratação da hora-máquina para a abertura dos poços e açudes.

De acordo com Freitas, o custo da contratação do uso da hora-máquina (retroescavadeira) na Seagropic é de R$90,00 (valor mantido do ano anterior), enquanto a contratação particular sai em torno de R$120,00.

“Nós estamos estudando formas para beneficiar o produtor rural com menor poder aquisitivo, mas que depende deste investimento para continuar seus cultivares ou produção animal, sem, também, prejudicar as empresas que prestam este serviço para grandes produtores”, frisou Freitas.

Segundo Marcelo Cunha existem mais de 4 mil produtores rurais cadastrados na Secretaria, sendo que a demanda da criação de açude perdura há mais de 5 anos e a retroescavadeira nova da Secretaria, que chegou em julho, será de uso exclusivo para o atendimento destes serviços.

Freitas informou ainda que a Seagropic, junto à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, através do Secretário adjunto, Nilvo Dorneles, elaborou um requerimento simplificado com pré-requisitos para a abertura de novos poços, de acordo com a legislação ambiental.

Na reunião foi discutida ainda a implantação de um decreto, sugerido pelo conselho, para que a contratação da hora-máquina disponibilizada pela secretaria aos produtores de baixa renda seja feita via DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), com valor mais acessível.

“O preço já é convidativo, mas quem tem DAP 2, por exemplo, ou seja, produtores rurais que vivem exclusivamente de sua terra, terão um benefício ainda maior”, justificou Lazier Teixeira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Data de publicação: 07/08/2017