A Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde promoveu no Salão de Atos de Sindicato Rural na última quinta-feira (03), juntamente com o Centro Regional em referência em Saúde do Trabalhador da região dos Vales (Cerest/Vales), o Seminário Municipal sobre a Saúde do Trabalhador.

A formação teve como objetivo capacitar os técnicos das unidades de saúde a identificar doenças relacionadas ao trabalho e realizar notificações de acidentes trabalhistas.

As palestrantes do evento Solange Trojahn (representante da 8ª CRS), Adriana Skamvetsakis e Fabiane Brettas (ambas representantes Cerest/Vales) falaram da importância da vigilância epidemiológica, que consiste na investigação e notificação de agravos relacionados ao trabalho (acidentes e doenças), análise e divulgação de dados epidemiológicos a partir dos sistemas de informação em Saúde do Trabalhador; a vigilância em ambientes e processos de trabalho.

Os Centros Regionais de referência em Saúde do Trabalhador são serviços de saúde que têm por função o provimento da retaguarda técnica para o tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, urbanas e rurais, independente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.

Na oportunidade, estavam presentes o Secretário de Saúde Dr. Juarez Teixeira e os Médicos Dr.Paulo Sérgio Nicola e Dr.Roque Filipini.

Data de publicação: 07/08/2017