Teve início nesta segunda-feira (07), em Caçapava do Sul, o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, oferecido pela Prefeitura Municipal, através do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, aos comerciantes e produtores rurais.

O curso, que ocorrerá ao longo de cinco encontros e segue até dia 28 de agosto, no Sindicato Rural, é ministrado pela professora doutoranda da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a médica veterinária Magnólia Martins Erhardt.

O diretor geral da Confederação Nacional de Consórcios Públicos e diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, Vanoir Koehler; o prefeito Giovani Amestoy e os secretários Juarez Teixeira (Saúde) e Marcelo Freitas (adjunto da Agropecuária, Indústria e Comércio), além do chefe da Vigilância Sanitária, Luiz Ilha, participaram da abertura do curso.

Baseado na Legislação vigente, o curso visa instruir comerciantes e produtores que trabalham com a indústria de alimentos e agricultura familiar para a implantação das boas práticas na fabricação e manuseio de alimentos.

“A nossa intenção é oferecer à população alimentos de qualidade, além de instruir comércios e produtores no manuseio e armazenagem correta, conforme é determinado pela Vigilância Sanitária”, frisou o prefeito.

Giovani lembrou ainda da apreensão de carnes e embutidos ocorrida neste ano, e por isto justificou a necessidade de informar de maneira mais eficaz comerciantes que manipulam alimentos, evitando a perda da compra da mercadoria.

Vanoir também lembrou outros municípios que passaram pelo mesmo problema em relação a apreensão de grandes quantidades de alimentos e por isso o Consórcio passou a oferecer o curso para os municípios abrangidos.

“Fico muito feliz em ver o Executivo, comerciantes e produtores aqui reunidos para que não tenhamos grandes perdas de produtos alimenticíos como tivemos no primeiro semestre deste ano em todo o Estado. Caçapava tem sido uma das primeiras cidades a oferecer o Curso aos comerciantes e produtores, que certamente vão multiplicar este conhecimento. Este é o primeiro passo que o município dá para melhorar a qualidade dos produtos e da saúde de sua população”, disse.

De acordo com o adjunto da Seagropic, Marcelo Freitas, mais de 50 comerciantes de açougues, mercados, padarias, embutidos e produtores rurais, foram convidados para esta primeira capactação. Segundo Freitas, o objetivo é que mais turmas sejam abertas para que seja abrangido o maior número possível de pessoas que fazem manipulação de alimentos.

Data de publicação: 07/08/2017