Está acontecendo desde o dia 14 e segue até dia 30 de julho, o 45º Festival Internacional de Folclore, em Nova Petrópolis, onde o grupo Caçapavano de dança afro-brasileiro “Clara Nunes” com o apoio da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, através da Secretária de Cultura e Turismo (Secultur), representará o município nos dias 22 (sábado) e 23 (domingo).

O Festival é conhecido como reduto de culturas diversas e conta com a participação de grupos de várias partes do mundo, além de ser uma festa de integração entre povos.

Fundado em 04 de agosto de 1988, em Caçapava do Sul, seu principal objetivo é passar, através da dança, a cultura da raça negra, sua força, coragem, religiosidade, folclore e suas tradições. Recebeu o nome de Clara Nunes em homenagem à artista que sempre cantou e contou a história, o lamento, as crenças e a beleza dos negros.

“Enquanto o negro brasileiro não tiver acesso ao conhecimento de si próprio, a escravidão cultural se manterá no País”, diz a premissa do grupo.

Em nossa cidade, onde se cultiva as tradições, fortaleceu-se o movimento negro, fazendo despertar consciências, mostrando para todos a grande contribuição que o negro nos trouxe desde que saiu da mãe África e aqui chegou com uma bagagem cultural muito rica.

O Grupo Clara Nunes, tem como essência o negro, que  conta através da dança e sua música, os acontecimentos do dia a dia de sua vida, alegrias, tristezas, colheitas, crenças, nascimento, morte, preparação para a guerra e para o amor.

O Clara Nunes faz parte da história de muitas pessoas que acreditam na valorização e preservação da cultura como principal instrumento para a construção da identidade racial de qualquer povo.

Data de publicação: 20/07/2017