O prefeito Giovani Amestoy anunciou nesta terça-feira (18), durante o seu pronunciamento na Formatura do Curso Multiprofissional em Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco, a criação do Centro de Apoio Materno Infantil.

O Centro Materno é um projeto da atual gestão e trata-se de um novo espaço de atendimento médico às crianças de 0 a 3 anos e Gestantes:

"A reforma e adaptações do prédio já foram finalizadas, estamos em fase final de contrato, buscando a mobília para o local e contratando os profissionais que atenderão no Centro de Apoio Materno-Infantil. E também em tratativas com um médico-pediatra para sanar a falta da especialidade e, em breve, devemos inaugurar o espaço" , informou o Secretário de Saúde, Juarez Teixeira.

"A importância deste espaço é promover atenção melhor possível à saúde e bem-estar para às gestantes e às crianças. E, assim, proporcionar o acolhimento necessário, com melhor assistência, através do Centro" , disse o Prefeito, ao anunciar o novo espaço de saúde municipal.

Durante o evento, a coordenadora substituta da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Juliana Sartori, informou que a diretora do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, Maria Helena Amado, sinalizou o interesse da instituição de regionalizar do Parto de alto risco no município.

O intuito é habilitar o Hospital numa rede de partos, tornando-se referência na região, além de qualificar a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido, o que irá diminuir o número de casos transferidos para a Capital do Estado e aliviará a superlotação das maternidades, buscando melhorias nos índices de mortalidade infantil do município.

Mortalidade Infantil

A Fundação de Economia e Estatística divulgou no mês passado os dados do Idese – Índice de Desenvolvimento Sócio econômico dos municípios do Rio Grande do Sul, no período 2007 até 2014. Nele, Caçapava do Sul, em 2014, ficou entre as 25 piores do Estado, em 472º lugar.

O Idese traz ainda a média destes anos, apenas 8 posições abaixo do ano de 2014, e informa que em 2010 foi quando o município atingiu sua melhor média, de 446º lugar no Estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) no ano de 2016 foi de 15,7% no Brasil, 10,5% no Rio Grande do Sul e 30,84% Caçapava do Sul, quase três vezes acima do índice apresentado pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, que rege a Saúde do nosso município, e que apresentou 11,54% das mortalidades.

Abaixo, segue quadro da Série histórica do quantitativo de mortalidade Infantil, Materno e Fetal ocorridos nos anos 2014, 2015, 2016 em Caçapava do Sul:

ÓBITOS                  FETAIS         INFANTIL      TOTAL

Ano 2014                 4                      4                8

Ano 2015                 5                     10               15

Ano 2016                 7                      5                12

Formatura

A formação, que ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul, teve por objetivo o aprimoramento dos profissionais de saúde, diretamente envolvidos com a atenção à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, e de discutir formas para reduzir as taxas de mortalidade materna e neonatal.

O curso provocou nos agentes de saúde a reflexão crítica sobre a atuação dos profissionais de atenção básica e seu papel na equipe de saúde, estimulando a construção do trabalho em equipe multidisciplinar e aperfeiçoando a rede intersetorial de serviços de referência da rede pública de saúde.

Participaram do evento ainda o diretor-adjunto da Escola da Saúde Pública, Marcos da Costa Silva; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adail Antônio Camilo Severo; Diretora da Escola de Educação Profissional (CEAC), Cristiane Jung; Coordenadora do Programa IST/Aids, Camila Nunes Barreto, da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, além de profissionais da área.

Data de publicação: 20/07/2017