O prefeito Giovani Amestoy recebeu nesta terça-feira (18), em seu gabinete, o Grupo de Cavalgada Portal do Pampa. Na ocasião, o prefeito sancionou a Lei 3869, de autoria do vereador Mariano Teixeira, que declara o grupo como “representante oficial do Município nas cavalgadas em outros municípios na busca da Chama Crioula.

O grupo aproveitou o sancionamento da Lei para convidar o prefeito, juntamente com o Patrono dos Festejos Farroupilhas do Estado, Zeno Dias, para a Busca da Chama Crioula.

“Para mim é uma satisfação receber o grupo, que agora é o representante oficial na Busca da Chama Crioula, que é um marco da tradição Gaúcha, ainda mais por sermos a 2ª Capital Farroupilha e pela importância de Caçapava na história de revolução e da formação do Rio Grande do Sul”, disse o prefeito.

Emocionados pela Lei sancionada, representantes do grupo agradeceram a parceria do Executivo em manter “acesa a Chama do Tradicionalismo” e lembraram dois tradicionalistas que fizeram parte desta conquista:

“Oferecemos esta nossa vitória ao Tio Bingo e ao Oswaldo, dois grandes tradicionalistas, que faziam parte do nosso grupo de Cavalgada e que tanto lutaram por este reconhecimento”, falou uma das integrantes do Grupo Portal do Pampa.

De acordo com eles, mais de 30 integrantes devem percorrer os mais de 170km à cavalo, a partir do dia 16 de agosto, em busca da Chama Crioula, na cidade de Mostarda, onde será espalhada a centelha a todo Estado.

O prefeito ainda discutiu com o grupo a possibilidade de que Caçapava do Sul entre no roteiro para distribuir, às demais cidades do Estado, a centelha da Chama Crioula.

Data de publicação: 18/07/2017