A Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, realizou nesta segunda-feira (17) o Fórum de apresentação do Programa Conexões Universidade-Escola. O reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen e a diretora do campus de Caçapava, Aline Lopes Balladares, receberam prefeitos e vereadores de diversas regiões.

Os prefeito Giovani Amestoy, de Caçapava do Sul, e Sávio Prestes, de Lavras do Sul, além do vice-prefeito de Santana da Boa Vista, Leonardo Corrêa, e Aristides Costa, Coordenador Regional de Educação da 13ª CRE, estavam na mesa de autoridades, juntamente com pró-reitores e representantes de Câmaras de Vereadores de diversas regiões.

Proposto pelo Curso de Ciências Exatas de Caçapava do Sul, o “Programa Conexões”, apresentado pelo professor Márcio Martins às autoridades, trata da implantação de Núcleos Interdisciplinares de Formação de Educadores (NIFE) em salas de aulas de escolas públicas dos municípios da região abrangida pela Unipampa e que proporcionarão a integração entre a formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica e ajudarão na democratização e regionalização da oferta de ensino superior, público, gratuito e de qualidade.

O prefeito Giovani Amestoy aproveitou o evento e firmou junto à Unipampa um termo de convênio de Estágio entre a Prefeitura Municipal e a Universidade, com o intuito de oportunizar para o município a retenção do capitual intelectual desenvolvido pela Unipampa, através de alunos e professores, e ofertar aos universitários dos 10 campi a oportunidade de estagiarem, aplicando seus conhecimentos e garantindo-lhes experiência no mercado de trabalho.

O engenheiro ambiental e sanitarista, Stener Camargo, que se formou neste ano pela Unipampa, Caçapava do Sul, e que atualmente é assessor de gabinete do prefeito Giovani Amestoy, foi convidado pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sandro Burgos, para acompanhar a doação de um kit de primeiros socorros, entregue ao campus caçapavano.

Participaram ainda do evento o vice-prefeito Luiz Guglielmin (Caçapava); os Secretários Leslie Maicá ( Secret. Educação de Caçapava), Agliberto Souza Raymundo (Secret. Adm de Vila Nova do Sul), Paula V. Ferreira Machado (Secret. de Educação São Sepé), Tarciso Machado Luz (Coordenador de Cultura e Desporto de Vila Nova do Sul); além dos Vereadores Silvio Tondo (Caçapava), Eduarda Oliveira, Rosana Costa e Mariza Barreto (Lavras do Sul), pró-reitores, alunos, e representantes dos municípios e entidades envolvidas.

Data de publicação: 17/07/2017