Mais de 80 pessoas participaram da IV Conferência de Cultura de Caçapava do Sul, que ocorreu nesta sexta (14) e sábado (15), com vasta programação, para discussões de eixos temáticos, mostra de artes, intervenções artísticas e show.

A Conferência teve início na sexta, com a mesa de abertura dos debates, presidida pelo Secretário de Cultura e Turismo, Leandro Bazotti; secretária de Educação, Leslie Maicá de Melo e as representantes da Unipampa, Zilamar  Teixeira, e Rosa Ruschel, ex-presidente do Conselho Municpal de Cultura.

Após a apresentação dos eixos e cronograma do evento, Catia Cilene Dutra Morais, Delegada da 3ª Conferência Nacional de Cultura, falou sobre a importância da representatividade dos vários segmentos desta Conferência. Em seguida, Bazotti, que é mestre em Turismo e Hospitalidade (UCS) e que já atuou por duas gestões na área da Secretaria Estadual de Turismo palestrou com o tema: Qual Cultura. E para quem?. No término da palestra, a Secultur ofereceu um “Chimarrão com Prosa” e durante o coffe-break os agentes culturais de diversos setores trocaram experiências.

No segundo dia da Conferência houve um amplo debate com os participantes para a construção das políticas públicas acordadas entre a Secultur e os artistas da comunidade Caçapavana; além das escolhas das diretrizes dos eixos culturais escolhidos como prioritário  (que ocorreram nas plenárias realizadas pelos agentes culturais separados por segmentos, como música, teatro, dança, tradicionalismo, hip hop, artesanato, entre outros) e votação (com a participação de todos os segmentos) das moções discutidas nas plenárias.

A Conferência contou ainda com o Secretário de Cultura de Dom Pedrito, Ruy Francisco de Vargas Dias Lopes, sua assistente Eleane Forster e o diretor do Museu de Dom Pedrito, Adilson Nunes, que vieram conhecer o Sistema Municipal de Cultura de Caçapa do Sul. A secretária de Assistência Social, Maria Tereza de Macedo e sua adjunta, Geany Dornellas e Renata Miranda (Comude), também marcaram presença no evento, que contou com show musical de encerramento de Maykel Valvulado Analógico e Sylváz.

Data de publicação: 17/07/2017