A Secretaria de Cultura e Turismo promoveu nesta terça-feira (11), no Instituto Estadual Educacional Dinarte Ribeiro, um Curso de Qualificação gratuita com foco no bem receber voltada a rede comercial (atendentes, vendedores, recepcionistas, frentistas...

A Secretaria de Cultura e Turismo promoveu nesta terça-feira (11), no Instituto Estadual Educacional Dinarte Ribeiro, um Curso de Qualificação gratuita com foco no bem receber voltada a rede comercial (atendentes, vendedores, recepcionistas, frentistas, taxistas, ente outros).

O curso foi promovido pela Secultur em parceria com a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado (Sedactel), que trouxe a palestrante Débora Snel, especialista na área.

“Sempre acontece nos postos, prinicipalmente aos fins de semana, de turistas que param para abastecer e pergunta sobre o que tem na cidade para visitação, por isso é importante conhecer os nossos locais de visitação”, disse Cintia, que trabalha em postos de combistíveis.

“Quem faz o turismo acontecer é o cidadão do município. O Executivo tem de estar preparado, o comércio; o empresário da rede hoteleira ao mercadinho; a rede farmacêutica, os taxistas, entre outros. Estes locais onde há alto fluxo de turistas, precisa ter mapas, imagens dos pontos, além de artesanatos característicos do município. Estas são ações simples, mas que tem de ter um envolvimento de todos”, disse Débora.

A palestrante falou da importância do turismo para os municípios devido a geração de emprego e renda, as transformações turísticas e de acessibilidade aos pontos turísticos, o intercâmbio cultural com a presença de visitantes de outras cidades, estados ou países, além da educação sociocultural:

“Tive a oportunidade de conhecer cidades da serra gaúcha antes e depois dela se tornarem turísticas. Ver a mudança de comportamento dos moradores, das crianças atentas ao meio em que vivem e preocupadas com o meioambiente, de motoristas que respeitam seus pedestres e do empodeiramento de cada cidadão, que ama sua história e o lugar em que mora é o que mais me chamou a atenção nestas cidades turísticas”, completou Débora.

 

 

Data de publicação: 12/07/2017