O prefeito Giovani Amestoy foi até a Secretaria de Obras na manhã desta terça-feira (04) para conferir o Cesto Hidráulico que foi comprado para suprir a demanda de iluminação pública no Município. O vice, Luiz Guglielmin, e o secretário Geral, Nei Tavares, acompanharam a vistoria junto do responsável pela iluminação, André Fagundes.

A Prefeitura investiu R$70.722,00 na compra do maquinário entregue pela empresa Ecosol Soluções Ecológicas Ltda, que venceu a licitação, pois o município estava desde agosto de 2016 sem equipamento para a troca de lâmpadas, o que ocasionou uma lista de espera com mais de 1.000 pedidos na Secretaria de Obras.

“Até agosto do ano passado faziamos as trocas de lâmpadas com uma escada de alargar de madeira, manual, comprada em 1982. Ela passou por quatro reparos, já estava com rachaduras e oferecia perigo para os servidores da iluminação, por isso deixou de ser usada”, disse o responsável pelo setor de iluminação, André.

Ele frisou também que, apesar da falta de maquinário, o serviço de troca de lâmpadas não foi interrompido totalmente, sendo feitos os reparos na iluminação de postes antigos (que possuem braço curto) com uma escada comum e de luminárias baixas de praças.

De acordo com o Secretário de Obras, Paulo Henriques, o cesto irá para vistoria e liberação do Inmetro, em Santa Maria, quinta-feira (06) e que devido a necessidade de reparo em toda a cidade (centro, bairros e Interior) foi efetuada uma licitação para compras de mais materiais (lâmpadas, fotocélulas, conectores, luminárias, reatores, suportes) e que na próxima semana deve ter início os mutirões para normalização da iluminação pública do município.

Você sabia?

Segundo André, o município investe aproximadamente R$300 para cada ponto de luz de sua rua:

“Não é apenas trocar a lâmpada, como muitos acreditam. Para que a luz, de fato, funcione, é preciso uma base, fotocélula, luminária, reator, além da fiação, conectores e a própria lâmpada”, informou.

Ele lembrou ainda que existem casos em que, apesar da lâmpada estar desligada, basta a troca da fotocélula (ou relé, como chamam o aparelho que liga a lâmpada de acordo com a luminosidade).

Data de publicação: 04/07/2017