O Prefeito Giovani Amestoy e o Secretário de Obras, Paulo Henriques, fizeram um giro pelo interior do município na manhã deste domingo (11) para ver a situação das estradas, após as chuvas da última semana.

Eles estiveram em locais que fazem parte do Decreto sancionado em 17 de março pelo Ministério da Integração Nacional, quando Caçapava do Sul Decretou Situação de Emergência por conta dos danos causados pelas chuvas de fevereiro e março e que voltou a danificar estradas e pontes com as chuvas da última semana, deixando moradores ilhados em algumas localidades.

A ponte do Lajeado – que está com problemas na infraestrutura e que foi citada no relatório enviado ao Ministério da Integração Nacional - foi um dos locais visitados. Assim como a estrada do Santa Barbinha, onde a Secretaria de Obras traça o plano de ação emergencial para dar início ao patrolamento, encascalhamento e desobstrução de vias e consertos de tubulação e pontes enquanto a verba do Decreto não é enviada ao município.

Outro ponto vistoriado foi a região das Furnas, onde a Secretaria de Obras desde sexta-feira está numa ação de conserto da estrada e na Ponte do Santa Bárbara, que ficou submersa na última quinta-feira (07) e que já teve seu acesso recuperado pela equipe de pontes.

O “V” das Estradas e o acesso à Guarda Velha também foram feitos reparos em trechos que estavam erodidos por conta do alto volume das chuvas de quarta e quinta-feira passada, informou o secretário, que deve começar a semana atendendo as regiões do Bom Jardim, Irapuazinho, Fomento, Salsinho e Pessegueiro, que ainda estão com dificuldades de acesso ou com cabeceiras de pontes interrompidas.

Nesta segunda-feira (12) o prefeito participará da segunda reunião de Situação de Emergencia promovida pelos prefeitos naFederação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Nela, os Ministros Omar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário) e Helder Barbalho (Integração Nacional), além do Governador José Ivo Sartori, receberão dos prefeitos documento cobrando mais ação e agilidade quando da homologação dos decretos de situação de emergência e na liberação de auxílio às mais de 200 cidades afetadas pelas chuvas conforme estudo apresentado pela Famurs na reunião ocorrida semana passada.

Data de publicação: 11/06/2017