Começa neste sábado (10) a campanha de Doação de Sangue no Hospital de Caridade Dr. Victor Lang.

A campanha tem como objetivo estimular a doação e aumentar o estoque para que não falte sangue na Agência Transfusional do Hospital.

Os doadores poderão comparecer no Hospital das 8h30min até às 16h, sem fechar ao meio-dia.

O Grupo Sanguíneo que mais precisa é O Negativo.

A Agência Transfusional do Hospital é uma Unidade Hemoterápica intra-hospitar que tem como função armazenar sangue, realizar exames imuno-hematólogicos pré-transfusionais, teste de compatibilidade entre doador e receptor, além de liberar e transportar os produtos sanguíneos.

Pré-requisitos para Doação de Sangue

Importante respeitar os intervalos para doação

Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses)

Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos 12 meses)

Requisitos para Doação

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (idade entre 16 – 17 anos com autorização dos pais);

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

-Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

- Evitar bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;

- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos Temporários para Doação

-  Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

-  Gravidez

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

-  Cirurgia nos últimos 6 meses;

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

-Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

- Comportamento de risco para AIDS e Hepatite C;

- Uso de medicação controlada ou drogas que causem dependência;

- Ter recebido sangue a menos de 12 meses;

- Tatuagem, maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;

- Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins) são estados onde há alta prevalência de malária;

- Qualquer procedimento endoscópico por 7 dias (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc) aguardar 6 meses;

- Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação);

- Cirurgia odontológica com anestesia geral por 4 semanas;

- Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

- Vacina contra gripe: por 48 horas;

- Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;

- Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

Data de publicação: 09/06/2017