Nos últimos 10 dias de chuva praticamente ininterruptas choveu mais de 134mm e, se somados aos demais dias do mês, totaliza 270mm, colocando o mês de maio em primeiro lugar na quantidade de ocorrência de chuvas neste ano de 2017. A informação é do responsável pelo controle pluviométrico da Cotrisul, em Caçapava do Sul: Donairo Cesar Lopes.

Segundo Donairo, foram 140mm em janeiro, 246mm em fevereiro, 244mm em março e 100 em abril, quantidade considerada elevada em sua totalidade se somadas e estipulada a média mensal neste primeiro semestre de 2017.

Segundo o Secretário de Obras do Município, Paulo Henriques, diversas localidades estão com problemas por conta da queda de cabeceiras dos rios, como Rincão de Lourdes, Ponte dos Carvalho (Santa Bárbara), ponte dos Dornelles, além de estradas que erodiram pela grande quantidade de água, como Passo do Picó, Furnas, Passo do Umbú, dos Enforcados, Rincão dos Bittencourt, da Tigra, dos Dutra, bairros, vilas e calçamentos do centro.

“Nós trabalhamos todo o fim de semana, consertando calçamanto, estradas e pontes. Desobstruímos as calçadas na rua Riachuelo, onde estamos ainda avaliando o trabalho feito na tubulação que causava danos há decadas e que foi trocada e, assim, que o tempo secar, vamos realocar o calçamento. Também trabalhamos no conserto de cabeceiras de pontes, como as da localidade dos Carvalho e Rincão de Lourdes, já liberadas para veículos de porte médio e que haviam sido arrancadas pela correnteza, além, também, de dar trafegabilidade a estradas que estavam cortadas, como a do Passo do Picó”, frisou o secretário.

Henriques informou que as Obras estão atendendo nesta semana, além do cronograma da Secretaria, casos emergenciais, haja vista que tem localidades cujos moradores estão sem acesso ao centro por queda de pontes e erosão, além do transporte escolar, que está com problemas pela interrupção do tráfego, como Cerrito de Ouro, Furnas e Maricá.

A Secretária de Assistência Social, Maria Tereza de Macedo, disse que houve bastante procura em sua secretaria devido ao mau tempo: “roupas, abrigos, alimentos e até mesmo lonas foram solicitados por famílias carentes e que moram em situação de vunerabilidade”, falou.

De acordo com o sargento Vasques, do Corpo de Bombeiros, apesar da grande quantidade de chuvas, não houve procura na corporação: “Nosso município não tem grandes problemas com enxentes, pois, diferentemente de outras cidades que estão em estado de alerta, não há rios cortando áreas urbanizadas”, disse.

William Brasil| A.I Prefeitura Municipal

Data de publicação: 29/05/2017