O diretor de Trânsito do Município, Adão Naldo Pereira, reuniu nesta quinta-feira (25), no Clube Recreativo Harmonia, o Conselho Municipal de Trânsito, empresários e representantes de comércios, supermercados e entidades para discutir ações que visam a melhoria do trânsito no município.

De acordo com Naldo, o obejtivo da reunião também foi para avaliar os pedidos da população junto da comissão; além de discutir medidas com o comércio local sobre carga e descarga, estacionamentos em fila dupla; veículos sem cadastro estacionados em vagas especiais (deficientes e idosos); mercadorias em calçadas impedindo o trânsito de pedestres e as diversas infrações das leis como dirigir sem cinto, não respeitar a sinalização e falar ao celular enquanto dirige.

Os representantes do comércio pediram à direção e comissão de Trânsito vagas específicas e sinalizadas, ao longo das ruas de comércio somente para carga e descarga, o que deve facilitar o transporte de produtos e evitar paradas irregulares em filas duplas. Eles também sugeriram mais diálogo com os funcionários de suas respectivas lojas para que não estacionem seus veículos próximo ao comércio, pois acaba reduzindo o número de vagas e, consequentemente, contribuindo para a queda nas vendas.

Representantes de supermercados e lojas que recebem cargas fracionadas pediram também estacionamento especial, semelhante ao que ocorre em frente às farmácias, para carga e descarga, com tempo de duração médio de 15 minutos, que também será analisado pela comissão. Eles também solicitaram o aumento do horário da carga e descarga das 18h do dia vigente até às 10h do dia seguinte.

Sobre o Estacionamento Rotativo, Naldo lembrou que a empresa que prestava o serviço pediu cancelamento temporário do contrato devido a falta de lucratividade e que é preciso repensar meios para o estacionamento nas ruas de comércio.

Ele também alertou sobre comércios que deixam seus produtos expostos nas calçadas do centro, impedindo o trânsito de pedestre e que os fiscais de trânsito estão instruindo motoristas e lojistas através de campanhas, além de já estarem aplicando multas em infrações graves, como estacionamento irregular (vagas especiais sem o adesivo de permissão); parada em fila dupla para carga e descarga; e avanço sobre sinalização, conforme prevê o Código Nacional de Trânsito.

“Nós buscamos o diálogo com toda a comunidade, em diversas frentes e ações da secretaria. Estamos fazendo campanhas, alertando, educando e instruindo a todos para que possamos ter um melhor fluxo de veículos e pedestres e estamos agindo dentro da legalidade. Queremos uma cidade onde o direito sejá um privilégio de todos”, falou o Diretor de Trânsito.

Na reunião, voluntários do Corpo de Bombeiros se ofereceram para ajudar na campanha de conscientização e questionaram o comportamento de muitos motoristas, que furam a sinalização e não respeitam os pedestres nem em faixas de travessia.

Data de publicação: 26/05/2017