O Município de Caçapava do Sul foi uma das 11 cidades do Rio Grande do Sul contempladas em 2017 com o Projeto Cultural Terra à Vista, que trará no dia 31 de maio a Peça de Teatro “Lixo á Vista! Uma aventura pirata”. O espetáculo teve sua estreia em 2015 desde então já realizou mais de 90 apresentações nos estados do Pará, Bahia e Rio Grande do Sul.

A peça, que será apresentada no Ginásio de Esportes Dr. Ciro Carlos de Melo, às 14h30min, é planejada pela D. Marin Planejamento Cultural, produção da Armazém Cultura e Entretenimento, patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, realização do Ministério da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, através do Gabinete do Prefeito e Secretaria de Educação.

A principal abordagem do espetáculo refere-se ao lixo e todas as consequências que ele pode trazer ao meio ambiente. Segundo o Engenheiro Ambiental e Sanitarista Stener Camargo, organizador do espetáculo no Municipio, a peça envolverá alunos de 1º a 9º ano de todas as escolas da rede municipal, estadual e particular além da comunidade em geral.

O espetáculo tem 1h10min e em seus primeiros 35 minutos apresenta uma abordagem lúdica inspirada no universo pirata. Este contato inicial propicia ao público infantil uma cumplicidade e um maior interesse das crianças pelo enredo que se desenvolve. Passado este primeiro momento, os personagens entram no universo do lixo, da reciclagem e da poluição. Desta forma, o público envolve-se ao enredo do espetáculo.

A montagem também possui, como material de apoio, uma revistinha que é entregue para as crianças no final do espetáculo. O conteúdo desta revista é focado na parte referente ao lixo e à reciclagem.

Data de publicação: 24/05/2017