O Prefeito Giovani Amestoy e o secretário adjunto de Agropecuária, Indústria e Comércio, Marcelo Freitas, se reuniram nesta quinta-feira (18) com um grupo de produtores rurais, secretários e entidades para discutir a inclusão dos produtores no processo de licitação da Alimentação Escolar e fomentar a agroindústria familiar em Caçapava do Sul.

De acordo com Lúcia Santos, do Departamento de Alimentação Escolar, o município está com chamada pública aberta para aquisição de alimentos até sábado, dia 20 de maio, e os interessados devem apresentar documentação (conforme edital) no Setor de Alimentação da Prefeitura (P´redio da Seagropic).

Os produtores solicitaram que o cardápio de nutrientes da alimentação escolar seja readaptada conforme as culturas existentes n município e que seja divulgado de forma mais ampla o edital, com cartazes nas entidades, lojas de circulação de produtores rurais como casas de ração, entre outros.

“É preciso que o produtor saiba que ele pode vender, com segurança, ao município a sua colheita de feijão, mandioca, legumes e que receberá em dia”, disse o produtor Adelson Dias, que participa já da licitação da alimentação.

O prefeito solicitou parceria com a Emater para que seja realizado um seminário, que deve ocorrer no próximo mês, com produtores rurais para desmistificar o processo de licitação da Alimentação Escolar e instruí-los para que eles coloquem seus produtos à disposição do município e possa melhorar a renda da família.

Gustavo Lima, da Emater, lembrou que esta adaptação para que o produtor possa participar da licitação municipal para vender seus produtos vai capacitá-lo para vender também para outras redes, como supermercados, ampliando o faturamento de sua agroindústria familiar.

Participaram da reunião representantes da Emater, Vigilância Sanitária, do Sindicato Rural dos Trabalhadores, da Comissão da Feira do Produtor Rural e a secretária de Educação, Leslie Maicá de Melo.

Data de publicação: 18/05/2017