O prefeito Giovani Amestoy e a Secretária de Educação, Leslie Maicá de Melo assinaram na manhã desta terça-feira (09), junto do responsável pelo Projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais, Paul Cezanne, a renovação do pacto do Programa Votorantim pela Educação (PVE).

Antes da assinatura, a mobilizadora local do PVE, Clarisse Freitas, e Gustavo Brito, representante do Instituto Votorantim pela Educação, detalharam o projeto aos presentes.

Segundo Brito, o PVE atua há 8 anos, está presente em 53 municípios, sendo 10 no sul do país; três no Estado do Rio Grande do Sul: Caçapava do Sul, Esmeralda e Pinheiro Machado. Na repactuação, Caçapava tornou-se cidade polo, haja vista que os municípios de Santana da Boa Vista e Lavras participarão a partir deste ano como cidades “ouvintes”. Eles também enviaram seus representantes à reunião de assinatura.

De acordo com Brito, o PVE trabalha em cima dos desafios da educação brasileira, sendo apresentado dados do Ministério da Educação, que diz que um em cada quatro alunos do ensino fundamental abandonam a escola antes de completarem o ciclo, assim como de cada 100 matriculados no ensino médio, somente 50 concluem.

O projeto Votorantim na Educação está presente em mais de 400 municípios, sendo em 24% das escolas do país, e tem como metas qualificar a demanda (alunos e professores), mobilização social (comunidade escolar) e qualificar as políticas públicas de gestão (direção, secretaria de Educação e prefeitura).

Segundo Brito, os municípios que aderiram ao programa recebera um impacto significativo na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo acelerado comprovadamente em 38% o aprendizado no ensino dos anos iniciais e 45% nos anos finais.

O PVE tem suas políticas educacionais alinhadas ao Plano Nacional de Educação e Ministério da Educação e Cultura e está presente em 16 estados, em 795 escolas, tendo capacitado mais de 700 mil alunos e quase 1.600 diretores e coordenadores pedagógicos.

Em Caçapava do Sul, além dos eixos comuns aos municípios, de Avaliação Participativa e Gestão Pedagógica, será desenvolvido ainda Espaços da Comunidade que Educam, que faz parte da gestão atual e que faz um chamado para que os caçapavanos se apropriem de sua história, locais e pontos de importância histórico-cultural no Estado do Rio Grande do Sul.

Este ano o PVE ganhará ainda uma plataforma online para auxiliar na educação, seja através de conteúdos digitais para a sala de aula, reforço escolar, bem como canal de comunicação com os municípios parceiros. Há, ainda, premiação aos estudantes dos municípios participantes que desenvolvam projeto diferenciados voltado para sua comunidade.

“É importante este projeto pelo legado que a Votorantim deixará no município pós o término da extração mineral, que trata-se do legado educacional. Afinal, todos sabemos que a educação é o maior mote de transformação social e que certamente contribui com nosso crescimento”, disse Amestoy que salientou ainda a importância do investimento em educação básica.

Participaram ainda da pactuação os Secretários Juarez Teixeira (Saúde), Ihoko Nakashima Mota (Fazenda), Leandro Bazotti (Cultura e Turismo) e os adjuntos Marcelo Freitas (Agropecuária Indústria e Comércio) e Cátia Cilene Moraes Dutra (Educação); Alexandre Freitas (Secretário de Educação de Santana), Maria de Jesus de Andrade Rodrigues (Pres. Conselho Municipal de Educação), diretores de escolas, assessores parlamentares e representantes dos municípios da região.

Data de publicação: 09/05/2017