O Secretário de Cultura e Turismo Leandro Bazotti, esteve reunido ao longo do dia (27) para apresentar o Planejamento de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado do Turismo aos segmentos de meios de hospedagem, alimentos e bebidas, artesanato, ufologia, entidades tradicionalistas e praças de táxi.

Ressaltou que o Plano é uma política pública municipal, não apenas uma política de governo e tem como objetivo alavancar o desenvolvimento sustentável do Turismo no município com ações de curto, médio e longo prazo.

O Secretário trouxe um diagnóstico preliminar da realidade do Turismo no município, após isso os participantes foram convidados elaborar a matriz de responsabilidade, possibilitando a percepção dos diversos atores que estão ligados no desenvolvimento do Turismo, após esse momento a equipe da SECULTUR apresentou a matriz FOFA, está ferramenta de planejamento participativo tem como objetivo prático evidenciar forças e oportunidades, fraquezas e ameaças identificadas, demonstrar o olhar estratégico do trabalho que vêm sendo realizado pelo secretário juntamente a sua equipe.

“Temos atrativos, mas não temos um produto. A estruturação desses atrativos, complementação e instrumentalização dos processos é que vai nos gerar os resultados esperados”, falou Bazotti.

Durante as oficinas também foram apresentadas diversas ações que a Secultur está articulando como campanhas de comunicação de marketing, concurso de fotos, eventos como a semana do município, ações de educação e conscientização com as crianças nas escolas para a Cultura e o Turismo, bem como com os adultos, são exemplos desse trabalho.

O Secretário Leandro Bazotti exaltou que essas ações tornarão “O Turismo e a Cultura o elemento de diálogo entre as famílias incentivando a apropriação pela comunidade”, finaliza o Secretário.

Data de publicação: 06/05/2017