O Prefeito Giovani Amestoy, recebeu ontem (03) a visita do Pe Rudinei Lasch e representantes da comissão da Festa do Divino Espírito Santo, que trouxeram o convite para as festividades no município e para a Festa no Interior deste domingo (07) na Capela Nª. Sª das Graças, na Picada das Graças.

A Festa do Divino Espírito Santo é a mais antiga das comemorações religiosas de origem portuguesa (século XIV). No período de colonização do Brasil (século XVI), a festa do Divino atravessou o oceano e enraizou-se em nosso país.

Em Caçapava do Sul, o registro oficial mais antigo da Festa do Divino, data de maio de 1839, ano de instalação da Capital Rio-grandense em nossa cidade. É realizada durante a semana que antecede o Domingo de Pentecostes (cinquenta dias após a Paixão e ressureição de Jesus Cristo) em celebração à vinda do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade).

Durante a oportunidade o prefeito Giovani agradeceu o empenho dos festeiros e do Pároco Rudinei em manter essa tradição, unindo as pessoas através da fé incentivando atitudes como a cooperação, motivação e valorização da comunidade. A Festa do Divino Espírito Santo acontece há 160 anos na nossa cidade e é uma das poucas no estado ainda a realizar esse tipo de festividade.

A programação se estende por todo o mês de maio com Novenas, Bingos no Salão Paroquial, mateada no dia 28/05, show com músicos Caçapavanos, encerrando 04/06 com domingo festivo.

Estiveram presentes além do vice-prefeito Luiz Guglielmin, Lucio Moreira e Simone Walter (Festeiros); Everaldo dos Santos Ferreira (Alferes das Bandeiras) e Gema Dias de Dias (Anciã Festeira).

Data de publicação: 04/05/2017