Aconteceu nos dias (29) e (30) o 16º Retiro Cultural e a 181ª Edição do Encontro Regional da 18ª Região Tradicionalista. Os eventos foram acolhidos pelos CTGs Família Nativista e Clareira da Mata.

O Retiro Cultural acontece previamente aos encontros regionais, que ocorrem a cada 3 meses em um dos municípios que compõem a 18ª Região Tradicionalista.

O evento traz em sua proposta a interação entre departamentos culturais dos CTGs da região, quando os peões e prendas têm a oportunidade de realizar atividades culturais, tirar dúvidas quanto aos regulamentos que balizam a Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões no âmbito regional e também estadual.

Nesta edição, a programação contou com uma diversificada agenda cultural, as palestras ficaram a cargo de César Tiaraju Sousa (Tradicionalista que já fez parte do conselho de ética da 18ª RT e vice Coordenador Regional); Lucas Motta (Tradicionalista e Peão do Município); Antonia Xavier Muro (1ª Prenda Mirim da 18ª RT 2015/2016); Marcelo Muro (Departamento Social da 18ª RT).

Os eventos contaram ainda com a presença do Secretário adjunto de Cultura e Turismo João Timotheo Esmério Machado e também de ícones do tradicionalismo Regional e Estadual: Gilberto Bitencourt (Coordenador da 18ª Região Tradicionalista); Zeno Dias Chaves (Conselheiro Benemérito do MTG); Diéllen Soares (1ª Prenda da 18ª Região RT); Eduardo Gusmão (Vice-Diretor do Departamento Jovem do MTG); Paula Oliva Bundt (Diretora Cultural da 18ª RT); Alessandro Correa (Patrão CTG Família Nativista); Marion Dorneles (Patrão CTG Clareira da Mata).

Data de publicação: 30/04/2017