Uma brisa nova sopra no centro histórico e cultural de Caçapava do Sul.

Uma brisa nova sopra no centro histórico e cultural de Caçapava do Sul. Nas ruínas do antigo Clube Recreativo, a foto de Borges de Medeiros - político de relevância nacional, presidente do Estado do Rio Grande do Sul - e que dá nome ao Espaço Cultural que abriu ontem (06) na casa para visitação e que abriga a exposição do Pe. Otávio Cequim – chamou a atenção de quem passava pela rua 7 de Setembro. A iniciativa de abertura do Espaço Cultural Casa Borges de Medeiros é da Paróquia Matriz e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

O prefeito Giovani Amestoy, o secretário de Cultura de Turismo, Leandro Bazotti, além da produtora cultural Thaís Danzmann e o Padre Rudinei Lasch fizeram pronunciamentos sobre a importância da reabertura da casa, do espaço cultural para a comunidade caçapavana e do padre Otávio.

As irmãos do padre Otávio, Helena, Matilde e Gema Cequim, que doaram parte do acervo da exposição, receberam das mãos de Giovani, Rudinei, Thaís e Leandro uma singela homenagem. O adjunto da Secultur, João Timótheo Ismério e o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Monteiro; o presidente da CLD, Odacir Mariani; o casal de festeiros do Divino Lúcio Moreira e Simone Valter; padre Nelson Lara, empresário Marcelo Spode, entre outras autoridades, também marcaram presença no evento.

A Exposição Memorial Padre Octávio Cequim presta uma homenagem ao mais famoso religioso caçapavano, que foi por mais de quatro décadas o principal líder da comunidade católica da nossa cidade. O Padre Octávio também foi escritor, professor, advogado e radialista, sendo uma importante figura no cenário educacional e cultural de Caçapava.

O acervo apresentado é composto de peças de vestuário, anotações particulares e relíquias sacras que nunca antes foram expostas.

A abertura do Espaço Cultural Casa Borges de Medeiros – que se encontrava fechada há mais de cinco anos é resultado de um termo de cooperação técnica firmada entre a Prefeitura Municipal de Caçapava/SECULTUR e Paróquia Nossa Senhora da Assunção. A ação tem a coordenação executiva do Secretário de Cultura e Turismo Leandro Bazotti e a coordenação técnica da Produtora Cultural Thaís Danzmann.

Após o evento aconteceu um coquetel que teve como apoiador cultural a Artesana, a Casa Nova Móveis e Decorações; Móveis Sul, Padaria Ki Delícia, Supermercado Minuano e Apae.

Data de publicação: 07/04/2017