Aconteceu ontem no Auditório do Instituto de Educação Dinarte Ribeiro o encontro binacional Charlas -doble chapas, com a participação de um dos principais historiadores do Uruguai, Oscar Padrón Favre e dos jornalistas e pesquisadores Euclides Torres ...

Aconteceu ontem no Auditório do Instituto de Educação Dinarte Ribeiro o encontro binacional Charlas -doble chapas, com a participação de um dos principais historiadores do Uruguai, Oscar Padrón Favre e dos jornalistas e pesquisadores Euclides Torres e João Alberto D.Santos.

 

O Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Monteiro, que também coordena o Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), e Leandro Bazotti, de Cultura e Turismo, representaram o Executivo no evento.

A abertura da mesa redonda, que abordou temas históricos comuns a RS e Uruguai, foi feita em português, com o radialista Oldemar Santos, da Rádio Caçapava, e com tradução simultânea em espanhol, feita pela revisora de textos do Jornal Gazeta, Isabela Oliveira. Além dos dois veículos de comunicação, a Prefeitura também foi apoiadora do evento.

 

Trata-se do terceiro encontro binacional da série organizada pelo Projeto Simplicio - Literatura, Memória e Identidade. Mais de 60 pessoas marcaram presença na Charla, que destacou episódios que, no período da chamada Revolução Farroupilha (1835 - 1845), tiveram Caçapava como referência e cenário principal.

Um deles completa este mês 180 anos e teve como protagonistas dois personagens centrais Fructuoso Rivera, primeiro presidente do Uruguai, e Bento Manoel Ribeiro, comandante militar que ajudou a definir os rumos da guerra civil com suas constantes (quatro, ao final) trocas de lado, e que fazem parte das pesquisas (e livros) dos convidados Padrón Favre e Euclides Torres.

Data de publicação: 07/04/2017