A casa do Centro Municipal de Cultura de Caçapava do Sul, Arnaldo Luiz Cassol, – onde a 180 anos atrás as tropas farroupilhas se estabeleceram, após expulsar o Exército Imperial Brasileiro - cujo prédio abriga o Museu Lanceiros do Sul, a Biblioteca Pública Domingos José de Almeida e o Arquivo Histórico da Cidade, foi reaberta à comunidade caçapavana nesta quinta-feira (30).

Depois de quase dois meses de intensos trabalhos da equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo, coordenada pelo Secretário da Cultura e Turismo Leandro Bazotti e pelo adjunto João Timótheo Ismério, o principal prédio histórico caçapavano foi reaberto com a presença do prefeito Giovani Amestoy, da primeira-dama Letícia Vivian e de diversos representantes de entidade culturais, que apreciaram apresentação de alguns membros da Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo e degustaram um coffe-break oferecido pelos patrocinadores (supermercado Minuano, Padaria ki Delícia e Espaço Decoração).

Com a reabertura do Museu e da Biblioteca, será concluída a 1ª etapa da revitalização Cultural que o município está fazendo. As 2ª e 3ª etapas são a pintura da fachada externa do prédio do Centro de Cultura e a abertura de um Espaço Cultural no pátio da edificação.

Na 4ª e última etapa haverá o restauro das paredes internas do Antigo Reduto Farroupilha. Todas estas ações estão sendo acompanhadas pelas equipes de outras Secretarias Municipais e com o aval dos técnicos do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

Marcaram presença no evento: os Secretários: Flávio Monteiro (Planejamento e Meio Ambiente); Nei Tavares (Geral); Leslie Maicá de Melo (Educação); José Junior dos Santos Dias (Administração) e a futura Secretária de Assistência Social, Maria Tereza de Macedo. Os adjuntos Cátia Cilene de Morais Dutra (Educação) e Marcelo Freitas (Agropecuária Indústria e Comércio). Representando o Legislativo, Márcia Gervásio e Silvio Tolfo Tondo; o presidente da Associação Comercial Industrial de Caçapava, Roberto Zamberlan; padre Rudinei Lasch; a presidente do Conselho Municipald e Cultura, Rosa Ruschel; o empresário Marcelo Spode; Thais Danzmann (produtora cultural); Fátima Jovane (presidente da banda Municipal); Francisco Acidemar Nunes, representando o Clube Harmonia; os professores Felipe Caron, Vinicius Matté, Renato Pereira Lopes e Marcelo Lusa, representando a Unipampa, entre outras autoridades.

Confira as fotos em: https://www.facebook.com/pg/PrefeituraMunicipalDeCacapavaDoSul/photos/?tab=album&album_id=1520465067965086

Museu Municipal Lanceiros do Sul

O Museu conta com mais de 400 peças no seu acervo. Suas coleções possuem fósseis de centenas de milhões de anos, artefatos neolíticos indígenas, pré contato europeu e peças que mostram o cotidiano dos últimos dois séculos de história de Caçapava do Sul. O Museu guarda a memória de várias Guerras do século XIX, como a Revolução Farroupilha, a Revolução Federalista e a Guerra do Paraguai.

Ele reabrirá com quatro salas de exposição: a de Pré-história e Arqueologia; a de Cotidiano; Guerra e Trabalho e, por fim, a última, de Escravidão e Mineração. O Centro de Cultura também possui uma pequena e aconchegante galeria de arte, o Corredor da Imagem, espaço nobre organizado para receber as obras de fotógrafos e artistas. A primeira exposição será “A invasão Farrapa”, que mostrará material relativo aos 180 anos da tomada da cidade pelos Farroupilhas, celebrado em 08 de abril de 1837, mesma data da exposição.

Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico possui coleções de fotografias, cartas, documentos e mapas. Os escritos mais antigos datam de 1809. Todo material está sendo prospectado, analisado e catalogado e os técnicos estimam que até o segundo semestre do ano que vem a documentação esteja pronta para consulta. A SECULTUR pretende, após este processo, digitalizar as coleções e disponibilizá-las na internet, permitindo acesso gratuito e irrestrito a documentos importantíssimos para as histórias do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Biblioteca Pública Municipal

Possui um acervo de livros raros – que podem ser consultado em suas dependências – e literatura. Atualmente conta com mais de 20.000 livros e coleções. Funciona junto com o Museu e com o Arquivo Histórico.

Secultur

A Secultur está trabalhando em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Assunção em dois Projetos: na reabertura da Casa Borges de Medeiros - transformando-a num espaço artístico e cultural - e na criação do Museu de Arte Sacra de Caçapava, que será montado na Capela do Bom Fim, edificações que ficam no Centro Histórico caçapavano.

Uma agenda de ocupação dos espaços públicos, como praças e parques, também será realizada em parceria com o terceiro setor para colaborar na utilização de espaços abandonados e dar opções de lazer à comunidade.

Serviço

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Endereço: Rua XV de Novembro, s/nº, Centro.

Data de publicação: 30/03/2017