A Tradicional Feira Anual do Peixe, que antecede o feriado de Páscoa, e que ocorre na Secretaria de Agropecuária Indústria e Comércio, tem início na próxima terça-feira, dia 04 de abril, e segue até dia 14, na Sexta-Feira Santa.

Jundiá, Carpa e Traíra são os peixes que devem ser comercializados na feira, que completa 15 anos em 2017, informou o presidente da Associação dos Piscicultores de Caçapava do Sul, Jonas Ferreira.

Segundo Jonas, cada produtor tem sua banca e a prefeitura sede a câmara fria para armazenamento dos peixes e o local onde ocorre a feira. Ele disse que a expectativa seja comercializar duas toneladas neste ano.

“A carpa capim é a mais vendida na feira caçapavana, mas os demais peixes são tão saborosos quanto. Afinal, os peixes vendidos são pescados novos, de água doce, que não ficam armazenados meses nos congeladores, o que mantém o sabor e a qualidade”, afirma Jonas.

Participam da feira outros quatro piscicultores: Sandro Ferreira, Norton Ferreira, Elias Ferreira, Edu Teixeira e Jonas.

Dicas de Chef

Nada como se reunir ao entorno da mesa, seja com amigos ou familiares, e degustar uma refeição saborosa. Para a Semana Santa, época em que mais se consomem peixes e frutos do mar no Brasil, o piscicultor dá algumas dicas na cozinha:

Filé de Traíra: para fritar os filés, mantendo-os crocantes e sem que fiquem encharcados de óleo, Jonas sugere passá-los num preparado :

Ingredientes:

4 filés de Traíra

1 colher de amido de milho (maisena)

1 colher de farinha de trigo

2 colheres de farinha de milho

Sal a gosto.

Modo de fazer: misturar os ingredientes, empanar os filés e fritar com óleo quente. Sirva quente. Dica: colocar gotas de limão e servir com arroz branco e saladas.

Dica de assado: caso você não seja adepto à fritura, pode fazer o mesmo processo para empaná-los e colocar os filés, cortados em tiras, numa assadeira untada com azeite e levar ao forno médio por 25 minutos.

Data de publicação: 30/03/2017