O responsável pelo Transporte escolar, Sulivan Rosa da Cruz, e o fiscal de transporte, Joel Ilha Ribeiro, se reuniram nesta terça-feira (21), com a Secretária de Educação Leslie Maicá de Melo, e a secretária-adjunto, Catia Cilene Morais Dutra para discutirem o transporte efetuado no município.

Além de discutirem as 11 linhas que estão com problemas, devido a falta de trafegabilidade de diversas localidades do interior ocasionada após fortes chuvas que atingiram o município, também foram abordados a nova licitação, que ocorre na próxima semana e deve preencher todas as localidades que necessitam do transporte.

A Secretaria informou que já havia sido feito um Pregão Licitatório em fevereiro, antes do início das aulas, mas que teve uma linha (agora desmembrada em outras quatro), que não teve empresa interessada em fazer.

Ainda de acordo com a Secretaria, com a nova licitação e a operação emergencial por parte da secretaria de Obras para dar condições de trafegabilidade às estradas do interior, o transporte escolar deve ser normalizado em abril. A Secretaria informou também que o transporte escolar é um auxílio para diminuir a evasão escolar.

Segundo o responsável pelo transporte escolar, “a família possui obrigação precípua em relação ao educando", disse, citando o inciso VII, artigo 208, da Constituição Federal.

Ele concluiu, tal qual o artigo: “o transporte e a facilitação do acesso à escola não incumbe exclusivamente ao estado, a quem compete oferecer a linha de transporte escolar, mas também à família, que não está isenta de colaborar no transporte de sua criança ou adolescente em casos pontuais como estes que ocorreram”.

O prefeito Giovani Amestoy recebeu também nesta terça-feira, em seu gabinete, um grupo de pais para discutir a questão do transporte escolar.

Licitação

A Prefeitura de Caçapava do Sul está com licitação aberta para a contratação de novas linhas do transporte escolar, com pregão presencial previsto para o dia 29, às 9h30, na Secretaria da Fazenda, setor de Licitação.

De acordo com edital, de número 2571, o contrato tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais 60 meses, e é para veículos com idade inferior a 15 anos para Kombi e Van e 20 anos para micro-ônibus.

Linhas Licitadas

Varzinha (Varzinha, Figueiras, João Rosa, BR392); Passo do Cação (Sede Paulo Garcia Pereira, Estrada do Passo dos Enforcados); Santa Barbinha Chananeco) e Coxilha da Árvore (Pontas do Santa Bárbara).

Data de publicação: 21/03/2017