O prefeito em exercício, Luiz Guglielmin recebeu nesta terça-feira (14) o Coordenador Regional de proteção e Defesa Civil, Major Rinaldo da Silva Castro e seu adjunto, Sargento Adão Roberto, para avaliar a situação de Caçapava do Sul, que estuda Decretar Situação de Emergência após as fortes chuvas que atingiram o município no fim de semana e que causaram inúmeros prejuízos de ordem econômica e social.

De acordo com o Secretário de Obras, Paulo Henriques, diversas regiões ficaram ilhadas por conta da queda de pontes e cabeceiras, que foram levadas pelas enchentes dos rios, além de que inúmeras ruas estão sem condições de trafegabilidade por conta de erosões e até desmoronamentos.

Gilnei Marques, da Defesa Civil local, informou que foram relatados mais de 240 mm de chuvas em algumas localidades, e que a Prefeitura está fazendo um estudo, junto da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, do valor do prejuízo de danos materiais das ruas e estradas do município.

A Secretaria de Assistência Social relatou que 16 famílias se deslocaram até o local para pedir auxílio de telhas e lonas, após a forte tempestade que atingiu a cidade na quinta-feira (16) e na madrugada de domingo (12). Foi relatado também que outra família está desabrigada e foi cadastrada para recebimento de aluguel social.

O major Castro recebeu do Secretário de Obras um CD de fotos das localidades atingidas -e que receberam vistoria das Obras no início desta semana- e disse que pelas imagens constatadas é possível que o município dê entrada no pedido de Situação de Emergência.

Ele informou também para que se faça um levantamento junto a entidades como Emater, Sindicatos Rurais, Cotrisul, entre outros, para que se faça um levantamento orçamentário do prejuízo, haja vista que a safra está próxima e que as estradas do interior estão sem condições de trafegabilidade.

O Secretário Geral, Nei Tavares e o secretário-adjunto, Ariovaldo Gomes também participaram da reunião.

Confira os locais mais afetados;

- Ponte dos Lanceiros (descida dos Bitencourt)

-Irapuá

-Seival

-Pessegueiro: (moradores ficaram ilhados devido a queda das duas cabeceiras das pontes da região. Na segunda (13) uma delas já havia sido recuperada pela Secretaria de Obras)

-Coxilha da árvore

-Ponte do Lajeado

-Vila Progresso (próximo dos Limas)

- Rincão de Lourdes

-Passo da Canoa

-Santa Bárbara

-Cascata do Salso (sem acesso até o ponto turístico devido aos vãos de mais de 40m na estrada)

-Rincão da Salete

-Passo das Tropas

-Rincão das Tigras (sem acesso)

-Guaritas (Houve deslizamento de terra e estrada estava interditada até ontem. Hoje foi desobstruída e o tráfego voltou ao normal).

Centro Bairros: Rua dos Lanceiros, Xirú Meireles, Wantuil Albarnaz (Bairro Floresta); João Teixeira de Almeida (Promorar), Patrício Pazinato, Favorino Dias, entre outras, que estão sem condições de trafegabilidade.

Data de publicação: 14/03/2017