O prefeito Giovani Amestoy e os Secretários Ihoko Nakashima Mota (Fazenda), Juarez Teixeira (Saúde) e Leandro Bazotti participaram do Seminário de Novos Gestores, promovido pela FAMURS, em Porto Alegre nos dias 15 e 16 deste mês. Além de palestras com temas gerais para prefeitos, vices e Secretários, ocorreram palestras direcionadas para temas específicos de cada secretaria.

Nesta quinta-feira (15), o governador do Estado, José Ivo Sartori, a Senadora Ana Amélia e o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, além do historiador Leandro Karnal, foram as principais palestras do dia.

Sartori falou sobre a reunião que participou na quarta-feira no Fórum de Governadores ocorrida em Brasília, com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), que discutiu questões como as crises financeira e de segurança enfrentadas pelos governantes.

“Até a metade do ano as prefeituras devem receber mais dinheiro da repatriação. Do dinheiro repassado ao Estado, 46% irão para os municípios”, disse Sartori.

Fortunati falou sobre a importância do Pacto Federativo e sobre a crise econômica que assola o país desde 2008, com a crise internacional, e que tem refletido nas prefeituras com a queda de arrecadação e atraso de repasses de verbas federais e estaduais. Ele apresentou dados atualizados sobre a situação financeira dos municípios retirados da Secretaria do Tesouro Nacional:

“O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) encolheu mais de R$ 11 bilhões entre 2014 e 2016. O Imposto Sobre Serviço (ISS) registrou queda de 4,5% em 2015 e se repetiu o número ano passado. Os municípios investiram R$25,6 bilhões a mais em Saúde e Educação entre 2015 e 2016. Valor este que era de responsabilidade do Governo Federal e que faz diferença no fechamento de caixa dos municípios.

Ana Amélia disse que o Pacto Federativo garantiria um respiro aos municípios, pois transfere mais recursos para que sejam atendidas as demandas da população.

Data de publicação: 17/02/2017