A Secretaria da Fazenda apresentou nesta semana, na Câmara Municipal de Caçapava do Sul, os números em relação ao Exercício de 2016. A Audiência Pública ocorreu na quarta-feira, dia 1º de fevereiro.

Segundo os números expostos, o município deve um total consolidado de mais de R$17 milhões aos credores. Débito corrente deste 1994 que engloba ainda o Fundo de Assistência da Saúde Municipal (FASM) e o Fundo de Aposentadoria dos Servidores (FAPS), cuja dívida de ambos ultrapassam os R$11 milhões.

O contador Arlei Lopes Souza, responsável pela apresentação, explicou que “a dívida recebida pela gestão de 2012 era em torno de R$7 milhões, já em 2016 o valor ficou em R$ 6,3 milhões. Ele disse ainda que dos R$ 17 milhões da dívida geral somada, R$ 11 milhões são dívidas históricas e que destes, R$8 milhões já foram parcelados (FASM e FAPS) e o restante são de saldos a pagar de empenhos com parcelamentos orçamentários e extra-orçamentários.

O deficit municipal que seria de R$3,5 milhões fechou em pouco mais de R$668 mil devido as alienações executadas pela gestão passada para pagamento desta dívida (venda de bens como imóveis, terrenos e maquinários). Em relação ao patrimônio de bens móveis, imóveis e material do município, em 2015 foi feito uma atualização dele.

Ihoko Nakashima Mota, Secretária da Fazenda, salientou que os índices de aplicação em Saúde e Educação, além da Folha de Pagamento, ficaram acima do mínimo exigido:

“O índice da Educação era de no mínimo 25%, Caçapava fez 30,59%; enquanto da Saúde era de 15% exigido e alcançamos 23,24% e, da Folha de pagamento, o teto máximo permitido era de 54% e fechamos em 49,65% com a deduação dos reajustes”, informou a Secretária.

Data de publicação: 03/02/2017