O Secretário de Cultura e Turismo, Leandro Bazotti, acompanhado do Prefeito, Giovani Amestoy, apresentou o plano de Carnaval deste ano na Câmara de Vereadores.

Recebidos pelo vice-presidente do Legislativo, Marquinhos Vivian e pelos vereadores Jerre Alex Vargas, Luís Fernando Torres (Boca), Márcia Gervásio, Mariano Teixeira, Paulo Pereira, Silvio Tolfo e Zilmar Oliveira (Mano), eles mostraram o orçamento de contratação para o evento e o retorno financeiro que o investimento trará ao município.

“Dentro do proposto pelo Prefeito, de redução de 40% do valor gasto no ano passado (R$165 mil), este ano conseguimos reduzir o valor para R$99.750,00, com todos os itens e o mesmo padrão do ano anterior e com maior número de seguranças. Além de que, o investimento desta festa prevê um retorno de R$150 mil reais ao município”, explicou Leandro.

O prefeito disse que desde o ano passado as pessoas questionam sobre o evento. “Solicitei ao Secretário que fosse feita a redução do valor, mas que se mantivesse a qualidade da festa, que faz parte da Cultura Brasileira e que muitos que não têm a oportunidade de viajar neste período terão a oportunidade de se divertir com a família no nosso município, além de que, as empresas, artistas e contratações são locais, o que gera emprego e renda para a nossa cidade”.

O Secretário frisou que será feito em todos os eventos estimativa de retorno financeiro ao município e que a pasta está dialogando com todas as entidades para a profissionalização delas, que deverão criar CNPJ para a captação de recursos via leis de incentivos à Cultura: “A verba existe, mas é preciso profissionalizar estas entidades para que se busque o recurso. Nós daremos o suporte técnico para todos e cabe ao Executivo fornecer os recursos básicos do evento em si”, completou.

“Agradeço novamente a presença do prefeito e do secretário na apresentação deste plano de ação do Carnaval e aguardamos a entrada do projeto, por uma questão legal nesta Casa para encaminharmos às comissões e que possamos votar com tranquilidade na próxima sessão”, falou Marquinho.

Os vereadores Caio Casanova e Sidnei Menezes Pirola (afastado por motivos de saúde) não participaram da reunião. O presidente do Legislativo, Ricardo Rosso, estava em viagem.

Escolas de samba recebem projeto Carnaval 2017

Presidentes, diretores e integrantes das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Caçapava do Sul se reuniram ontem (24) com o Secretário de Cultura e Turismo Leandro Bazotti, seu adjunto João Timótheo e com Cátia Cilene Moraes Dutra, representante do Grupo Harmonia, apoiador do evento e do Clara Nunes – entidade responsável pelo Carnaval deste ano- para discutirem o projeto.

Na ocasião, Leandro apresentou os gastos recorrentes do evento com contratação da estrutura (lonão, som, barracas de comércios, sonorização e iluminação, mesas e cadeiras da praça de alimentação e banheiros químicos); das bandas; DJs e seguranças. Além da redução de 50% do valor repassado às escolas.

O Secretário informou também o convite feito para o Carnavalesco Omar Fernandes, que será diretor de Produção Cultural da Escolha da Corte do Carnaval 2017:

“Fico feliz com o convite, como carnavalesco, já estou produzindo minha fantasia e posso colaborar com figurino na produção dos vídeos de escolha da Corte e buscar parcerias para maquiagem e cabelo e tornar a disputa mais igualitária. Faremos um grande evento, mesmo com a redução do orçamento, vamos resgatar ainda mais esta grande festa da comunidade”, disse Omar.

Data de publicação: 25/01/2017