O Secretário Geral Nei Tavares, acompanhado do Chefe do Gabinete, Stener Camargo e da Vereadora Márcia Gervásio fizeram uma visita, dia 20, no Galpão de Triagem da Coleta Seletiva para verificar a situação do local.

Eles foram recebidos por um dos membros da Associação Guerreiros da Ecologia (Asguecol), que atualmente é composta por oito catadores.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, o Município possui cadastro dos catadores de recicláveis com aproximadamente 30 catadores, porém este cadastro não é eficiente, visto que há catadores que não estão cadastrados.

Um estudo realizado em Novembro de 2016 pela Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, aponta que 48,20% da população desconhecem a implantação da Coleta Seletiva no Município. Ainda observa-se que 74,40% não possuem conhecimento de nenhuma campanha de educação ambiental que sensibilize a população.

O estudo afirma que 68,86% da população avalia o sistema de Coleta Seletiva como ruim; 17,15% avaliam como médio; 13,39% avaliam como bom e não houve nenhuma avaliação como excelente.

Durante a visita foi relatado pela Associação a falta de um veículo. Segundo a Secretaria de Obras, o veículo que realiza a Coleta Seletiva não possui mais condições de trafegabilidade e não existe um roteiro organizado, o que prejudica o bom andamento do serviço, visto que, se a comunidade não sabe o roteiro com dia e horário da Coleta, não irá destinar seus recicláveis.

O Secretário Geral informou que a Prefeitura buscará trabalhar em parceria com os catadores e tentará solucionar o problema do veículo.

“Já traçamos um plano de trabalho que visa ações a curto, médio e longo prazo para a Coleta Seletiva no Município, estamos buscando parcerias para melhorar este sistema”, informou Stener Camargo.

Data de publicação: 23/01/2017