O Museu Lanceiros do Sul, que fica no Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol, junto à Biblioteca Municipal Domingos José de Almeida, está passando por um reestruturação do acervo, arquivo e em suas instalações para melhorar a visitação do público que frequenta o local. O Museu terá quatro salas de visitação.

“Sentimos a necessidade de realizar uma intervenção na parte organizacional do museu para desafogar o uso dos espaços internos e organizar toda a parte de acervos e reservas técnicas bem como a catalogação das peças ali presentes. Além disto, a equipe técnica da Secretaria já está realizando os procedimentos para viabilizar a pintura da faixada do Centro Municipal, bem como uma série de ações e intervenções artísticas para fomentar a utilização deste espaço pela comunidade”, disse o secretário da pasta, Leandro Bazotti.

A primeira sala, na entrada, será de exposição da parte Pré-histórica e de Paleontologia. A segunda sala, conterá informações e objetos de Cotidiano e Cultura local. A terceira será a Sala das Revoluções e Guerras, com acervos deste período. A quarta e última sala será de exposição de Rochas e Mineração, informou a Secretaria de Cultura e Turismo.

“O Museu está sendo reorganizado e readequado conforme as normativas do instituto Brasileiros de Museus (IBRAM) e com o Sistema Estadual de Museus (SEM-RS) e em breve deve ser entregue reformado”, disse João Timótheo Machado, adjunto- que é o técnico da SECULTUR responsável pela produção e encaminhamento dos projetos culturais e de turismo junto às agências de financiamento e fomento.

Projetos e recursos

Na sexta-feira (13), o Secretário Bazotti reuniu-se em Porto Alegre no gabinete do Secretá­rio Estadual de Cultura, Turismo Esporte e Lazer, Ilídio Pasuch, para tratar sobre as demandas municipais e projetos a serem desenvolvidos em Caçapava do Sul.

No mesmo dia, o Secretário e seu adjunto se reuniram na Secretaria da Cultura (SEDAC) com o Coordenador do programa Pró-Cultura-RS, Rafael Balle, onde foram tratados assuntos relativos as datas de abertura dos editais do Fundo de Amparo a Cultura (FAC) e dos encaminhamentos de projetos amparados pela Lei de Incentivo da Cultura (LIC).

Na continuação da agenda, Bazotti e Machado se reuniram com Marizete Piovesani, Assessora do Sistema Estadual de Museus (SEM), onde foram tratar das Adequações do Museu Municipal às novas normativas do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que habilitará a nossa Instituição de salva guarda a captações de recursos federais, para a manutenção e reforma da Casa do Centro Municipal de Cultura. Marizete Piovesani se comprometeu, em nome do SEM, a trazer para Caçapava cursos gratuitos de qualificação, para trabalhadores de áreas de acervo, patrimônio cultural material e imaterial.

Finalizando a agenda em Porto Alegre, Bazotti e Machado estiveram no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) para verificar o cadastro dos prédios históricos do município tombados e as recomendações técnicas para realização das intervenções que se fazem necessárias.

Data de publicação: 18/01/2017