O prefeito Giovani Amestoy participou ontem (13) em Santa Margarida do Sul da Assembleia que elegeu os novos membros do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho.

O prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret, foi eleito o presidente. A vice-presidência ficou com o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves. O Conselho Fiscal  é composto por Mari Machado, vice-prefeita de Santana do Livramento, Luiz Felipe Brenner Machado – Peta, de Santa Margarida do Sul e Sávio Prestes, de Lavras do Sul. O prefeito de Caçapava, Giovani Amestoy, foi eleito suplente, assim como Jorge Gustavo Costa Medeiros, de Manoel Viana  e  Cleni Paz, de Alegrete.

Após a posse, ficou definido que a primeira sexta-feira de cada mês haverá reunião do consórcio. Em fevereiro será em Santana do Livramento, março em Alegrete e abril em São Gabriel.

Foi informado sobre o projeto de aquisição de máquinas no valor de R$70.450.000,00 protocolado na gestão anterior e a nova gestão decidiu convocar uma agenda dos prefeitos do consórcio com a bancada gaúcha, solicitando apoio para liberação do recurso.

O objetivo do Consórcio é fortalecer a defesa dos interesses intermunicipais , articular políticas públicas e liberação de recursos para execução de obras e abrangência regional áreas como infraestrutura; desenvolvimento econômico e regional, desenvolvimento urbano e gestão ambiental; saúde; educação; segurança pública.

Participam do consórcio as cidades: Alegrete; Bagé; Barra do Quaraí; Caçapava do Sul; Dom Pedrito; Itaqui; Lavras do Sul; Manoel Viana; Quaraí; Santa Margarida do Sul; Santana do Livramento; São Borja; São Gabriel; Uruguaiana e Vila Nova do Sul.

Data de publicação: 14/01/2017