O prefeito Giovani Amestoy convidou a imprensa, a Secretária de Educação, Leslie Maicá e o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Monteiro, no início da tarde desta segunda-feira (08), para uma visita na Creche da Vila Henriques. O objetivo foi para ver as reais condições do local.

Apesar de ter sido repassado à equipe de transição que faltavam apenas 10% para conclusão da obra, os servidores públicos responsáveis pela execução do serviço disseram que faltam em torno de 30%, sendo que apenas um lado do prédio, de três partes (ala de salas, ala de refeitório e pátio e ala de banheiros e dormitórios) está parcialmente concluído.

O local ainda está cercado com arame farpado, faltam calçamento, instalações elétricas e hidráulicas e algumas partes terão de ser refeitas, pois há problemas de infiltrações.

De acordo com Flávio Monteiro, existem R$90 mil bloqueados para execução da obra e ainda faltam R$300 mil para o término dela. O Secretário de Planejamento informou ainda que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) exige a devolução de R$790 mil dos recursos de repasses caso a obra não seja entregue:

“Esse valor não está corrigido. Caso isso ocorra, teríamos de devolver mais de R$2 milhões, pois o FNDE alega que a obra teve pagamentos irregulares em 2009, que ocasionou reposição dos serviços pagos e não efetuados. E que ainda em 2014 a obra foi retomada com mão-de-obra própria para abater o valor de contrapartida, cuja licitação de material e de mão-de-obra não possui documentação oficial exigida pelo FNDE, que apontou inconformidades de execução do projeto ”, completou Monteiro.

A Secretária de Educação informou que não há previsão da creche ser aberta no início deste ano letivo, como informado pela administração anterior.

O prefeito disse que pretende ir à Brasília para pedir intervenção sobre este problema, que se arrasta por diversos anos:

“Vou tentar pedir ao FNDE reconsideração da devolução exigida do valor pela falta de término da obra, além de novo prazo e aditivo para a conclusão da Creche da Vila Henriques”, falou Amestoy.

Data de publicação: 09/01/2017