Desde o dia 02 de janeiro, os meninos de 12 a 13 anos podem receber a vacina do HPV nos postos de saúde do município.

Desde o dia 02 de janeiro, os meninos de 12 a 13 anos podem receber a vacina do HPV nos postos de saúde do município. A Campanha de Vacinação promovida pelo Governo Federal segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A faixa etária será ampliada gradualmente até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos. O esquema vacinal consistem em duas doses, com intervalo de seis meses. Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar.

A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Lembrando que o HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual sem proteção. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Vacina Meningo C

O Ministério da Saúde anunciou, ainda, a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos a partir de janeiro 2017. Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos. Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças até 12 meses de idade.

A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

Serviço:

As vacinas já encontram-se a disposição em todas as unidades do município. É solicitado aos pais e ou responsáveis que levem seus filhos a unidade de saúde de sua área, sendo obrigatória a apresentação da carteira de vacinação.

 

 

Data de publicação: 06/01/2017