Localizada na Vila Batista, a Escola Municipal de Educação Infantil Nilza Torres Dorneles, hoje esbanja autoestima. Com nova pracinha e calçamento do pátio, passou a ser reconhecida como EMEI.

A diretora Sonia Teixeira Dias conta que a adequação da área de lazer da instituição foi feita em 2014. A escola também obteve uma conquista na área da informatização.

“Neste ano todas as EMEIS passaram a ter acesso à internet. Significa um avanço para a educação municipal, pois possibilita a comunicação e melhores condições de trabalho dos educadores”, avalia.

Atualmente, a escola conta com turmas de berçário, maternal e jardim. Em 2013, havia uma turma de pré-escola, mas pela falta de espaço físico os alunos desta turma foram transferidos para a Escola São João Batista.

Funciona em dois turnos.  Pela manhã é servido café para as crianças e depois vem à parte do brincar e cuidar. Às 10 horas começa a ser servido o almoço, seguido pela hora do descanso. O turno da tarde é dedicado para a parte pedagógica da escola.

Tem atualmente 68 alunos, cinco professores, quatro funcionários, uma monitora e quatro estagiárias. A estrutura física conta com quatro salas de aula, secretaria, cozinha, refeitório, dois banheiros e lavanderia. Segundo a diretora, a única necessidade da instituição é aumentar a sala do berçário, pois é a procura por matrículas nesta faixa etária é muito grande.

Os alunos utilizam os uniformes escolares, que contribuem para unificar e identificar os estudantes. Os professores recebem o piso do magistério, sendo que a última parcela será paga no próximo mês.

“As escolas foram valorizadas neste governo. Recebem apoio pedagógico que auxilia o trabalho dos professores e da direção. O pagamento do piso do magistério traz satisfação aos professores e os cursos oferecidos pela Seduc, como a formação continuada, reforçam esta política de valorização”, afirma.

A EMEI Nilza Torres Dorneles também conta com rampas de acesso a cadeirantes, que permitem que a escola matricule alunos com necessidades especiais.

Data de publicação: 12/06/2016