A Prefeitura de Caçapava abriu edital de licitação para a aquisição de materiais, equipamentos e instrumentos cirúrgicos destinados a implantação do Centro Regional de Traumatologia e Ortopedia.

A Prefeitura de Caçapava abriu edital de licitação para a aquisição de materiais, equipamentos e instrumentos cirúrgicos destinados a implantação do Centro Regional de Traumatologia e Ortopedia.

De acordo com a secretária da Saúde, Rosane Abdala, a demanda na área de traumatologia é muito grande em Caçapava. Dos 1.600 pacientes que são transportados por mês em busca especialidades em outros municípios, 60% são para a oncologia, 30% para traumatologia e 10% para outras áreas.

“Com a implantação do Centro oftalmológico conseguimos diminuir significativamente o número de viagens, o objetivo é fazer o mesmo com a traumatologia. Do total de pacientes transportados mensalmente, aproximadamente 500 precisam de atendimento na traumatologia e ortopedia. Uma cirurgia causada por fratura gera cinco viagens e a secretaria encaminha uma média de 40 cirurgias no mês. Entendemos que haverá uma economia e esse valor poderá ser aplicado no centro”, explica a secretária.

O centro irá funcionar junto ao Pronto Atendimento e terá um consultório, sala de gesso e de espera. Somente o aparelho de arco em C, raio-x usado na mesa cirúrgica, custará R$ 600 mil. Segundo a secretária, os equipamentos são de maior complexidade, por isso tem um valor elevado. No edital constam itens mais simples como pinças, alicates e afastadores até os mais complexos. 

Quanto a reinauguração do Pronto Atendimento, a secretária afirmou que a previsão é abril.

“Estamos recebendo os equipamentos e há obras que precisam ser realizadas, como a drenagem nos fundos do prédio e o projeto de acessibilidade na entrada, que é exigido por lei”, conta Rosane.

A equipe do Centro de Traumatologia e Ortopedia será formada por dois especialistas e quatro profissionais do município. Eles estão fazendo curso de gessista desde o ano passado.

 A secretaria da Saúde também irá encaminhar um projeto para o governo do Estado a fim de credenciar o centro para realizar os atendimentos pelo SUS.  


Tisa Lacerda/Jornalismo Farrapo

Data de publicação: 19/02/2016

Compartilhe!