Salas mais amplas, novos equipamentos e um sistema totalmente informatizado.

Salas mais amplas, novos equipamentos e um sistema totalmente informatizado. Essas são algumas novidades da Policlínica Municipal Doutora Nair Menezes Guedes que reinaugura nesta sexta-feira, dia 31 de julho.

O prédio, que passou por reforma estrutural, ganhou calçada com sinalização e acesso para deficientes, pisos adequados, pintura externa e interna, e novas instalações de rede elétrica e de lógica para conexão com internet.

De acordo com a secretária, a reforma atende as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além da estrutura, disse também os equipamentos que não tinham condições de uso foram substituídos.

- Para a parte interna compramos mesas, cadeiras, computadores e aparelhos de ar condicionado. Instalamos cabos de fibra ótica que possibilitam maior agilidade nos cadastros, já que nosso sistema, recentemente implantado, é todo informatizado. Tudo isso faz da Policlínica um novo lugar e com condições para atender a população - afirmou a secretária.

Hoje já haverá recepção e agendamento, exames de DST-HIV e vacinas, e serviços ambulatoriais, além de atendimento com o Dr. Paulo Sergio Nicola, e nas áreas de cardiologia, odontologia, ginecologia, pediatria e fonoaudiologia. Os demais serviços serão transferidos na próxima semana.

Para ser exemplo de saúde

A reforma da Policlínica totaliza R$ 200 mil, sendo R$ 100 mil oriundos do Estado e R$ 100 mil de recursos do município.

A obra foi realizada em cerca de um ano e iniciou após matérias publicadas na Gazeta em 11 de abril e 16 de maio de 2014 que apontaram os inúmeros problemas estruturais do prédio. A situação, que na época era de estado grave, agora tem tudo para ser exemplo de saúde de pública.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, é na Policlínica que começa a operar o sistema informatizado para cadastros e agendamentos de pacientes.  Desta forma, o médico terá acesso a informações importantes em relação ao histórico de saúde do paciente, como quando foi sua última consulta, qual o diagnóstico dado, exames e medicamentos solicitados.

O novo sistema propiciará mais agilidade no agendamento e atendimento, diminuindo o tempo de espera em que o paciente fica na fila de consulta ou mesmo para fazer um exame.

As vantagens do sistema também são benéficas ao poder público, pois o novo sistema possibilitará um controle maior na compra de medicamentos feitos pelo município, através do prontuário eletrônico.

Assim que o sistema estiver implantado em todas as unidades de saúde, os pacientes poderão agendar consultas pela internet, consultar datas e horários agendados ou mesmo através de um 0800 (Call Center) que também será implantando com o sistema, sem precisar ir até a unidade de saúde para o atendimento.

O horário de atendimento da Policlínica, volta ao normal a partir de hoje, das 8 horas às 17 horas.

Fonte: Jornal Gazeta de Caçapava

Data de publicação: 31/07/2015