Pacientes terão prontuário informatizado que poderão ser acessados por qualquer unidade de saúde da cidade “Boa tarde fulano de tal, o que você tem?” perguntas como estas, proferidas nos inúmeros consultórios médicos das unidades de saúde da cidade, em...

“Boa tarde fulano de tal, o que você tem?” perguntas como estas, proferidas nos inúmeros consultórios médicos das unidades de saúde da cidade, em breve, serão apenas por educação, e não mais para inferir o diagnóstico ao paciente. Isso se deve ao novo sistema eletrônico que está sendo implantado pela secretaria de saúde.

As antigas fichas e arquivos serão extintas num futuro bem próximo: a ideia é que até o primeiro semestre de 2015 todas as unidades de saúde: ESF,  Policlínica, CAPS, Farmácia Municipal, Secretária de Saúde, Pronto Atendimento e outros laboratórios e estabelecimentos que queiram aderir à informatização tenham acesso ao prontuário online do paciente, disse a secretária Rosane Abdala.

“A intenção é facilitar a rede. O sistema é todo interligado, pois ele é web. Desta forma, o médico terá acesso a informações importantes em relação ao histórico de saúde do paciente, como quando foi sua última consulta, qual o diagnóstico dado, exames e medicamentos solicitados, facilitando, assim, o trabalho dos profissionais da saúde e dando mais segurança ao paciente”, disse Rosane.

Outro aspecto positivo é que, além dos médicos, atendentes de pronto atendimento e pacientes terão acesso a rede. “Os pacientes poderão, quando todo o sistema tiver implantado, agendar consultas pela internet, consultar datas e horários agendados ou mesmo através de um 0800 (Call Center) que também será implantando com o sistema, sem precisar ir até a unidade de saúde para o atendimento”, completou Augusto Tolfo, responsável pela informatização do sistema na Secretaria de Saúde.

“O que a gente procura com o novo sistema é agilidade no agendamento e tempo de atendimento, diminuindo o tempo de espera em que o paciente fica na fila de consulta ou mesmo para fazer um exame. Com o Prontuário Eletrônico ele terá acesso a estas informações e poderá se organizar em relação às consultas e exames pretendidos”, disse Rosane.

Junto da informatização, o paciente também será portador de um cartão eletrônico com chip, que conterá foto e dados e que deverá ser apresentado na consulta.

De acordo com a secretária de saúde, a informatização ajudará também a Prefeitura a manter a transparência em relação aos serviços hospitalares prestados no município e também a melhorar o repasse de verba feito pela União e Estado.

“Serviços de complexidade média, efetuados nas unidades de saúde municipais, nem sempre são anotados nas fichas manuais, o que ocasiona gastos ao município e que, com a informatização, será registrado imediatamente no prontuário online do paciente, repassando a União a ‘conta’ para o ressarcimento do gasto no procedimento”, disse Rosane.

A informatização permitirá também um controle maior na compra de medicamentos feitos pelo município, pois o prontuário ajuda no controle de posologias que o paciente utiliza para o tratamento de enfermidade, além de diminuir gastos com medicamentos e exames, como raio-x, que não precisarão ser refeitos, esclareceu a secretária de saúde.

“Todas as unidades já estão com o mesmo nível  de sistema integrado, o que permitirá o primeiro ‘boletim’ que será gerado dia 20 de dezembro, a respeito dos cadastros e exames feitos ao longo do mês e do funcionamento do sistema novo”, disse Emiliano Oliveira, responsável técnico da empresa Consulfarma, que atende outras 12 cidades do estado, além de São Paulo e Espírito Santo.

De acordo com Emiliano, o novo sistema beneficia não só a agilidade nas consultas e atendimento nas unidades de saúde, mas também reestruturação de toda a rede elétrica nas unidades de saúde e em setores que administrativos do município.

De acordo com a secretária de saúde a implantação total do projeto se dará com um call center, que gerará um número 0800 para que a população possa agendar gratuitamente, de casa, a consulta. “ Após a implantação do Prontuário Eletrônico de cada paciente, interlitgando todas as unidades de saúde do município, implantaremos o teleagendamento, como nas redes privadas de saúde. Desta forma o paciente poderá agendar via telefone, ou mesmo através da internet, sua consulta além de visualizar dias de exames”, completou.

Por William Brasil - Jornal Gazeta de Caçapava

Data de publicação: 05/12/2014