Os professores alfabetizadores municipais receberam recentemente gratificação pelo trabalho que vem sendo realizado durante o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Caçapava do Sul.

Segundo a professora, Mirna França da Silva de Araújo, representante do Ministério da Educação (MEC-PNAIC), no país existe muitas iniciativas que fazem a diferença em um programa de âmbito nacional como o PNAIC. “Acredito que o trabalho dos professores do município de Caçapava do Sul está entre essas iniciativas inovadoras em prol da alfabetização”.

A representante do MEC também pediu para que os professores do município socializem suas experiências com outros professores do país divulgando o trabalho no site do Programa.

Segundo a professora Rosemarí Oliveira de Andrade, orientadora pedagógica da Seduc, os relatos solicitados serão enviados e todos os professores de 1º ao 3º ano irão concorrer às premiações que serão oferecidas pelo programa do Governo Federal.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No município, o programa está sendo oferecido aos professores desde abril de 2013,visando à formação dos professores alfabetizadores até 2015.São trabalhados diferentes temas como direitos do aprendizado, didática, apropriação do sistema de escrita alfabética e consolidação do processo de alfabetização.

Data de publicação: 14/10/2013