Na tarde de quinta-feira, dia 13, representantes do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da região dos vales (Cerest/Vales) se reuniram com a Secretária da Saúde, Rosane Abdala, para discutir sobre a política da saúde do trabalhador no município.

No encontro também foi proposto a criação de um núcleo de saúde no trabalho em Caçapava. Segundo Patrícia Fagundes, Psicóloga do Cerest/Vales, cabe ao Cerest realizar a capacitação da rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica e apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender os acidentes de trabalho.

No final, a Secretária Rosane Abdala garantiu o total empenho da Secretaria da Saúde para a criação do Núcleo de Saúde no Trabalho no município, e ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Cerest/Vales para melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

A reunião também contou com a presença da Terapeuta Ocupacional do Cerest/Vales, Maria Clara Lanz; Fabiane Brettas, Fonoaudióloga; Luiz Henrique Rocha, Técnico em Segurança, e, Sandra Bairros e Arioci Nunes Maciel da Vigilância Epidemiológica de Caçapava do Sul.

Os Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador são serviços de saúde que têm por função o provimento de retaguarda técnica para o SUS nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.

Data de publicação: 14/06/2013