O prefeito Giovani Amestoy, o Vice Luiz Gulgliemin e os sócios do Clube Recreativo 1º de Maio assinaram nesta sexta-feira, dia 17, no Cartório, o termo de doação do terreno do clube à Prefeitura de Caçapava do Sul.

A Assinatura do termo de repasse do terreno é um projeto que vem sendo tratado há anos pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município, através do ex-Secretário Stener Camargo e seu adjunto, Erni Rocha, junto das Universidades Federal do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM) para que o local seja o Centro Interpretativo do Geoparque Caçapava, conforme termo de doação do terreno pelos sócios do Recreativo.
O Centro Interpretativo em questão servirá ao propósito de manter viva a memória do passado da cidade de Caçapava do Sul e seu patrimônio cultural; substituindo o prédio antigo e ruínas do Clube Recreativo 1º de Maio por uma edificação que representará um ponto de preservação da identidade local e de transmissão de conhecimento. Além disso, poderá ser um ponto de encontro para os turistas e também a origem das diversas opções de lazer da cidade e de ponto de estudo da geodiversidade.
Reunião de doação ocorreu nesta semana com presença das Universidades
Na terça-feira, dia 14, ocorreu uma reunião no gabinete, com a presença das Universidades, equipe de gabinete, Secretários de Governo, sócios do Clube Recreativo e representantes do Geoparque Caçapava. Na ocasião foi discutido um termo de corresponsabilidade da Prefeitura e Universidades, em cuidar do terreno e de elaborar um cronograma de captação de recursos e de fases do projeto de implantação do Centro Interpretativo.
Participaram da reunião representando a Prefeitura de Caçapava do Sul o Prefeito Giovani Amestoy e seu Vice, Luiz Guglielmin, Erni Rocha (Secretário adjunto de Cultura e Turismo), Stener Camargo (assessor de Gabinete), William Brasil (Secretário Geral e Comunicação); representando a Unipampa estavam Edward Frederico Pessano (Reitor), Francéli Brizolla (Vice Reitora), Jose Jimenez Rojas (diretor do Campus Caçapava), Evelton Ferreira (diretor administrativo), Renata Miranda (Geoparque Unipampa); da UFSM o Professor André Weissheimer de Borba (Coordenador do Geoparque Caçapava); Alizandra Danzmann (Coordenadora Pedagógica Geoparque Caçapava).

Fonte: SeComPMCP

Data de publicação: 17/05/2024