Na noite de quinta-feira, 10/05, um helicóptero da Força Aérea Brasileira realizou um pouso no Forte Dom Pedro II, em Caçapava do Sul,

transportando uma carga vital de medicamentos que enfrentava dificuldades para chegar via terrestre devido às rodovias inundadas.
A Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul recebeu, nessa noite, uma carga essencial de medicamentos. Desde o início da semana, em colaboração com a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), vem trabalhando arduamente para viabilizar o transporte desses medicamentos de Cachoeira do Sul para o município. Com as estradas intransitáveis, a opção aérea se mostrou a solução viável.
A carga incluía medicamentos fundamentais para Caçapava do Sul e também para o município de Encruzilhada do Sul, abrangendo desde medicamentos oncológicos até vacinas e insulinas, entre outros.
Presentes durante essa operação estavam Renata, secretária adjunta da Saúde, Sandra Bairros, enfermeira responsável pela epidemiologia, Júlio Forgiarini, responsável pela vigilância sanitária, Vanessa Lawall e Glaucia Soares, farmacêuticas, além do prefeito municipal, Giovani Amestoy.
Além dos medicamentos de rotina do estado, a remessa também incluiu medicamentos oncológicos, reforçando o suprimento essencial para os pacientes.
A Secretaria de Saúde ressalta aos usuários que, ao retirarem os medicamentos do Estado, é necessário apresentar o recibo do mês anterior, devido à inoperância temporária do sistema.
Ainda, conforme a Secretaria de Saúde, o setor de regulação entrará em contato com cada paciente para avisar a data da entrega dos medicamentos oncológicos, conforme orientação da equipe de oncologia do HCB.

Fonte: SeComPMCP

Data de publicação: 10/05/2024