O município de Caçapava do Sul, após o registro de seis casos de Dengue em 2024, todos de pacientes que retornaram de viagem para locais com a presença do vírus, identificou seu primeiro caso de contaminação local, autóctone,

autóctone, sem histórico de viagens pelo paciente. O ocorrido se deu em função de picada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, portando o vírus da Dengue dentro do município.
Diante disso, medidas de prevenção e controle estão sendo implementadas imediatamente para evitar a propagação do vírus, como a visita de Agentes de Combate às Endemias em todo o perímetro de moradia e trabalho do paciente, eliminação de depósitos com água parada e borrifação com inseticida específico, repassado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS); desta forma, o caso encontra-se sob controle até o momento.
Pedimos à população que fique atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dores musculares, erupções cutâneas, dor atrás dos olhos e busque assistência médica se apresentar algum desses sinais. Além disso, é crucial eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como recipientes com água parada, para interromper o ciclo de transmissão. O uso de repelente corporal e inseticida dentro de casa também é considerado fundamental para evitar a doença.
Em paralelo ao caso, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental, permanece com visitas diárias em todas as residências do município, combatendo pontos de maior acúmulo de água e eliminação de pneus com água parada nos depósitos municipais e borracharias, conforme coleta feita no último dia 30, pela Secretaria de Obras nas Minas do Camaquã, Oficina municipal e borracharias privadas por empresa especializada para destinação de pneumáticos.
A colaboração de todos é essencial neste momento, sobretudo após as chuvas que se acumulam nos mais variados depósitos. A população deve manter-se informada por meio dos canais oficiais de comunicação da prefeitura e seguir rigorosamente as orientações das autoridades de saúde.

Fonte: SeComPMCP

Data de publicação: 09/05/2024