Aconteceu na última sexta-feira, uma reunião entre o Prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, o COMPIR e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Na oportunidade, diversas pautas foram tratadas, como o apoio das secretarias municipais na implantação das politicas públicas, os recursos importantes para a população Quilombola e os indicadores da população negra em Caçapava do Sul.

Destacou-se o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, pois, existe uma grande mobilização dessa pauta em todo o Brasil e Caçapava, poderá integrar o núcleo internacional de cidades antirracistas, o que trará impactos positivos para toda a sociedade.

Cátia Cilene, coordenadora do COMPIR, enfatizou a necessidade de todos estarem sempre evoluindo nesse tema: “O racismo está posto, ele existe e negar isso, só fortalece o lado opressor e racista. Nosso município tem um caminho longo para vencer a discriminação, por isso, a importância de politicas públicas aguerridas”. Disse.

O prefeito Giovani, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo seu governo, na conscientização da população sobre as desigualdades raciais. “Sabemos que o racismo existe em todo o País, e que somente através de politicas públicas fortes e continuas, é que poderemos combater com mais eficaz, no dia a dia de cada um de nós, as desigualdades entre raças, cores e etnias. Lutamos sempre, para que sejamos iguais, só assim teremos uma sociedade justa e ordeira”. Complementou.

Nesse mesmo ato foi apresentada a nova composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade racial. Estavam presentes Cátia Cilene Morais Dutra, Deise Lisiane Soares Luiz, Roselis da Silva Teixeira, Artie Félix e Francisco Acidemar (Tio Cida).

Acompanhou a reunião o Assessor Stener Camargo.

Fonte: SeComPMCP

Data de publicação: 22/04/2024