O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, acompanhado dos prefeitos de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, e de São João do Polêsine, Matione Sonego, foram recebidos pelo ministro da secretaria de Comunicação Social do Governo Lula, Paulo Pimenta, nesta qua

Na reunião, os gestores municipais apresentaram projetos para busca de recursos junto ao governo federal visando impulsionar o desenvolvimento sustentável na região Central e do bioma Pampa. Um dos resultados foi a confirmação de uma agenda para o início de maio em diversos ministérios buscando a liberação de recursos para os municípios das regiões dos geoparques. No total, dez municípios fazem parte dos dois territórios.

Os geoparques aspirantes Geoparque Quarta Colônia e o Geoparque Caçapava já obtiveram a sua aprovação recomendada pelo relatório dos avaliadores da Unesco que visitaram a região no final de 2022, e aguardam que a decisão favorável seja referendada pela Assembleia da Unesco, neste mês. A entrega oficial do selo só sairá em setembro, na 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da Unesco, em Marrakesh, no Marrocos.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, e o diretor do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, José Waldomiro Rojas, além do deputado estadual Valdeci Oliveira, também fizeram parte da comitiva.

Fonte: A.I Prefeitura de Caçapava do Sul

Data de publicação: 13/04/2023