Por William BrasilMais de 8 mil internautas acompanharam a Live da Transparência realizada pela Prefeitura Municipal na noite desta segunda-feira (18), em que o Prefeito Giovani Amestoy, acompanhado das Secretárias de Saúde, Inês Salles, e da Fazenda, ...

Por William Brasil

Mais de 8 mil internautas acompanharam a Live da Transparência realizada pela Prefeitura Municipal na noite desta segunda-feira (18), em que o Prefeito Giovani Amestoy, acompanhado das Secretárias de Saúde, Inês Salles, e da Fazenda, Ihoko Nakashima Mota, fizeram a prestação de contas das ações desempenhadas pelo Executivo nestes dois meses de Controle e Combate ao Covid-19 (Coronavírus) em Caçapava do Sul.

De acordo com o Boletim divulgado sábado (Modelo de Distanciamento Moderado do Governo do Estado), Caçapava segue na Bandeira Amarela (de menor risco) e os mesmo padrões de medidas já anunciadas anteriormente, dentre elas, a Prefeitura frisa o uso de máscaras e lembrou que a Secretária de Assistência Social está produzindo máscaras para doação à pessoas carentes e também de sabonete líquido para auxiliar os assistidos.

De acordo com a Live da Transparência, a Secretaria de Educação entregou mais de 1.302 kits de merendas ao alunos carentes da rede municipal e que são oriundos de recursos da Secretaria (R$56.152.50); de doações de cestas de ongs e pessoas físicas (134 cestas doadas); de dinheiro arrecadado e doado por Ongs e terceiros (R$900,00) que foram usados na compra de itens de alimentos; bem como do recebimento de doação e mais de R$300kg de arroz usados para montar cestas.

A Assistência Social, que atende pessoas em vulnerabilidade social, entregou mais de 23.384kg de alimentos, que atenderam 1.486 famílias, sendo que 243 delas já retiraram o auxílio-cesta duas vezes (final de março ou início de abril e maio). De acordo com o relatório, 9.700kg provenientes de doação de cestas de empresas e de entidades e pessoas físicas e os outros 13.684 kg (13 toneladas) oriundas de mais de R$50.328 mil investidos pela Prefeitura e que permitiram a montagem de mais de 1.170 cestas.

Por fim, a Secretaria de Saúde falou, além dos Protocolos e Medidas adotadas pelo Comitê de combate à Pandemia e dos recursos que estão sendo investidos para melhoria da infraestrutura da Saúde da população.

Segundo os dados, dos R$677 mil recebidos do Governo Federal, mais de R$53,6 mil foram investidos. A Câmara de Caçapava destinou R$80 mil de seu recurso anual, destes, R$38 mil foram investidos; O Estado do RS, por sua vez, repassou R$6.149 e a Secretaria de Saúde, de recurso livre, já investiu R$26.960 mil, totalizando R$129.805,34 usados no combate à Pandemia.

De acordo com a Secretária, esses valores foram usados na Sanitização, compra de materiais como luvas, álcool em gel, termômetros, produtos de limpeza como sabão líquido, toucas, uniformes de proteção à equipe de saúde, medicamentos, contratação de profissionais, campanhas informativas entre outros. Inês informou que este recurso está sendo aplicado conforme a demanda do município no Combate, e que tem apresentado resultado, a exemplo de sermos um dos únicos na região na Bandeira Amarela até o momento.

Data de publicação: 20/05/2020