Prefeitura entrega centenas de cestas de complemento alimentar (confira critérios de retirada no fim da matéria)Para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, ou que tiveram a renda comprometida durante a Situação de Calamidade do Município de...

Para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, ou que tiveram a renda comprometida durante a Situação de Calamidade do Município devido a Pandemia do Coronavírus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, tem entregado uma média de 60 cestas de complemento alimentar dia, estimando entregar mais de 1.200 cestas.

De acordo com o assessor superior do gabinete, Stener Camargo, centenas de famílias, sejam de pessoas já cadastradas no Bolsa Família, ou trabalhadores autônomos sem renda, pessoas desempregadas, têm procurado a Assistência em busca do recurso, que conta alimentos básicos da alimentação diária da dieta dos brasileiros.

Segundo Stener, essas cestas serão entregues nesta sexta (03) a uma lista de pessoas que têm procurado a Assistência e que serão retiradas no Instituto Municipal de Educação para evitar aglomeração e respeitar a distancia entre as pessoas conforme protocolo de combate ao covid-19 pela OMS. Na semana que vem, mais cestas devem ser entregues e poderão ser retiradas no Instituto Municipal e no CRAS do Bairro Sul.

“A Secretaria de assistência social tem uma lista de famílias cadastradas que recebem cestas mensais, além delas, estamos acrescentando pessoas sem cadastro que estão desempregadas ou que são trabalhadores informais e que não estão desempenhando suas funções devido a paralisação em função da quarentena e estamos cruzando, ainda, estas informações para que seja entregue uma cesta por família e possamos favorecer a todos que necessitam e consigamos atingir o maior número de famílias possível que necessitam deste complemento”, disse Stener.

Além das cestas de complemento alimentar, a prefeitura entregou semana passada 250 kits de complemento de merenda escolar aos alunos carentes do ensino municipal, e mais 230 kits nesta semana, disse o Secretário de Educação Aristides Costa, mesmo com a suspensão das aulas, para garantir a nutrição dos alunos da rede.

A Ageotur (Associação de Geoturismo de Caçapava, juntamente com supermercados) também está ajudando na entrega de dezenas de cestas básicas por semana e que estão sendo arrecadas ainda com ajuda de doações de diversas pessoas físicas, empresários e entidades. O grupo da Ageotur está entregando a cesta de complemento alimentar através da lista repassada pela Assistência Social. Quem quiser saber mais sobre retirada da cesta ou doar alimentos pode entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (55) 3281-4080.

Critérios prioritários para receber o complemento alimentar (cesta):
- Trabalhadores autônomos que no momento estão sem nenhuma renda na família
- Pessoas desempregadas
- Pessoas que não recebem nenhum auxílio do governo (INSS, BPC, AUXÍLIO MATERNIDADE E SEGURO DESEMPREGO)
- Usuários do Bolsa Família

Documentos exigidos:
- RG/CPF
- Cartão do bolsa família (pra quem tiver)
- Carteira de trabalho (pra quem não tem cartão do bolsa)
- Comprovante de residência atualizado

Obs.: Para evitar aglomeração, a Prefeitura informa que só deve ir à retirada da cesta um membro da família, pede ainda que não compareça com crianças e que, em caso de idosos acima de 60 anos, solicitar ajuda de algum familiar que não faz parte do grupo de risco.

Data de publicação: 03/04/2020