Estado suspende viagens de municípios pela saúde: só cirurgias eletivas já marcadas e casos gravesA Secretaria de Saúde do Estado emitiu uma Deliberação às Secretarias dos Municípios que levam pacientes a outros municípios para tratamento suspendendo a...

Estado suspende viagens de municípios pela saúde: só cirurgias eletivas já marcadas e casos graves

A Secretaria de Saúde do Estado emitiu uma Deliberação às Secretarias dos Municípios que levam pacientes a outros municípios para tratamento suspendendo atendimentos eletivos durante as ações de Prevenção e Controle do Coronavírus (Covid-19).

De acordo com a Deliberação, “todas as consultas exames e procedimentos ambulatoriais deverão ser, inicialmente, suspensos por um período de 30 dias, exceto os relacionados com os transplantes, oncologia, cardiologia, neurologia, pneumologia e os pós-cirúrgicos”.

As cirurgias eletivas já agendadas deverão ser mantidas. Casos graves e ou excepcionais, deverão ser definidos pelo profissional de saúde responsável pelo tratamento do paciente.

A deliberação justifica que “para a realização da cirurgia eletiva há um momento pré e pós operatório, que são consultas ambulatoriais e realização de exames prévios” e que “consultas e exames da atenção especializada se dão, na maioria das vezes, em ambientes com grande aglomeração de pessoas” o que ocasiona mais rápido a proliferação do vírus, aja vista que pessoas com suspeita do Covid-19 procuram esses locais para consulta.

A regulação da Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul está contatando esses pacientes com viagens agendadas para exames e remarcando.

Data de publicação: 20/03/2020