Major da Defesa Civil vem a Caçapava analisar situação de Decreto devido a SecaO major da Defesa Civil, Castro, se reuniu nesta quinta-feira (12) com o Prefeito Giovani Amestoy, a Secretária Michele Mendes e seu adjunto Adelson Rosso, e com o coordenad...

Major da Defesa Civil vem a Caçapava analisar situação de Decreto devido a Seca

O major da Defesa Civil, Castro, se reuniu nesta quinta-feira (12) com o Prefeito Giovani Amestoy, a Secretária Michele Mendes e seu adjunto Adelson Rosso, e com o coordenador da Defesa Civil de Caçapava do Sul, Gilnei Marques, para tratar do Decreto de Situação de Emergência devido à seca.

O major informou que já tem 150 municípios em situação de emergência e sem previsão de chuvas contínuas para sanar.
"A defesa Civil está atendendo a região, diversos municípios, ajudando para que as Prefeituras montem a documentação com os dados para que o Estado homologue e para que haja reconhecimento Federal para buscar recursos", disse Castro.

Dos 16 municípios da região em situação de emergência (São Gabriel, Santa Margarida, Alegrete, Manoel Viana, entre outros), oito já apresentaram toda a documentação para a Homologação do Estado, informou.

A Secretária relatou que o Decreto foi feito no moldes, conforme ocorreu em 2018, com os dados das entidades (Corsan, Emater, Tritícola, Secretaria de Agropecuária e Assistência Social e Sindicatos) e que este Decreto Municipal foi entregue em mãos ao Governador Eduardo Leite, quando ele esteve no município, na semana passada. Novos dados serão oferecidos ao Estado, para complementar a solicitação e aguardar a homologação.

O major informou ainda que o Estado não dispões de imediato de caminhões-pipa para transportar água às comunidades que carecem, pois todos já estão em atendimentos dos municípios que decretaram em janeiro a Seca, no noroeste do Estado, mas que o Exército têm auxiliado nesta ação. A Seagropic que já está levando água a algumas localidades, estuda ainda a contratação de um caminhão-pipa para auxiliar nestes pontos.

Data de publicação: 12/03/2020